É uma ferramenta que Logradouros de Miracema oferece gratuitamente pela Internet para facilitar buscas em seus nove volumes publicados.
Contém cerca de 4.800 nomes relacionados em rigorosa ordem alfabética, informando em quais capítulos podem ser encontrados.
Os nomes sempre que possível são completos e por extenso, não se incluindo apelidos quaisquer e podem ser pesquisados por um ou mais de qualquer dos seus termos.
São os que constam da 1ª Edição de cada Volume, tal como nela citados.
Muitos não estão incluídos seja por pertencerem a edições posteriores, mas principalmente por não poderem ser personalizados com a citação disponível. É possivel que mais de uma pessoa esteja sob um mesmo nome, como também, uma pessoa com dois nomes distintos.
Portanto, o fato de alguém não constar do Índice, não quer dizer que não esteja citado em LM. Não resolve pois 100% das procuras, mas muito provavelmente mais de 90%, evitado uma garimpagem enfadonha, demoradíssima e nada segura.
Na pesquisa eletrônica:
1) não esquecer que qualquer diferença gráfica no termo demandado pode resultar na aparente inexistência; logo use as possíveis alternativas;
2) evite a procura pelo nome completo, pois além de trabalho desnecessário, pode levar a resposta falsa, caso o nome esteja simplificado;
3) em geral, o primeiro termo do prenome com algo mais do seguinte, em casos de muitos do mesmo termo, é um bom começo; por exemplo: José Carlos digite José Car, sem esquecer o acento agudo;
4) investigação por ordem alfabética chame a letra inicial assim: AAAA para Arnaldo.
Várias outras dicas podem facilitar, dando mais segurança aos resultados.
Quem o desejar solicite a mpmemoria@yahoo.com.br
Agradecemos pela divulgação que possa dar a esta mensagem.
Luiz Carlos/MPmemória.
2 comentários:
Amiga Angeline
Muitíssimo obrigado por mais importante ajuda a LM que, como se pode ver continuam em sua caminhada à próprima estação o Volume X.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz Carlos,
Nosso blogue estará sempre à disposição de Logradouros de Miracema.
Postar um comentário