Harlei Oliveira, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, abriu o evento. |
A VII Conferência Municipal de Assistência Social de Miracema foi realizada no último dia 4 de agosto, no Clube XV, com a participação de centenas de pessoas representando os mais diversos segmentos da comunidade. Com o tema “Consolidar o Suas e valorizar os trabalhadores”, o evento serviu para definir as propostas que serão encaminhadas para a VIII Conferência Estadual do setor, sendo promovido em parceria pela Prefeitura local, através de sua Secretaria de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
Presentes ao evento, o prefeito Ivany Samel, a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Magalhães Esteves, e o presidente do Conselho, Harlei Oliveira da Silva, disseram que a Conferência é o local apropriado para que a comunidade apresente ideias e debata as principais questões relacionadas à assistência social no município. Destacaram também a importância do trabalho que o município desenvolve dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Na parte da manhã, o vice-prefeito e secretário municipal de Assistência Social do município fluminense de Quatis, Hélio Ricardo P. Batista, apresentou duas palestras para o público: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas” e “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”. Em seguida, foi a vez do palestrante Marcos Antonio de Oliveira Silva, assistente social do Caps de Miracema, falar sobre “Fortalecimento da participação e do controle social - A centralidade Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil”.
Após o intervalo de almoço, os participantes da Conferência reuniram-se em cinco grupos de trabalho, para debater e oferecer propostas aos temas: “Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas”, “Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais”, “Fortalecimento da participação e do controle social” e “A centralidade Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil”.
Participaram também da VII Conferência de Assistência Social de Miracema: os vereadores Carlos Armando de Azevedo, Gideão Duarte Gonçalves, Paulo César da Cruz de Azevedo e Sérgio Rocha; as secretárias municipais Luciana Rodrigues de Moura Souza (Educação, Cultura, Esporte e Lazer) e Juliana Rodrigues (Meio Ambiente); o assessor superior da Prefeitura, Fabrício de Sá Xavier; o corregedor da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Sven Augusto Alt; a coordenadora da Fundação Leão XIII no município, Elizabeth Pinto de Oliveira; o coordenador do Ponto de Cultura Jongo/Caxambu, que faz parte do projeto Jongueiros do Sudeste, Rogério Mulato; o presidente da Associação Senzala Caxambu de Miracema, Leonardo Coleta; a presidente do Centro de Convivência do Idoso, Norma Escobar; o pastor José Hamilton Alves, da Igreja Assembléia de Deus; conselheiros tutelares: presidentes de associações de moradores; e pessoas da comunidade.
Decom PMM
Nenhum comentário:
Postar um comentário