Para quem lida com blogue pelo menos desde 2005, ou 2006, é fácil perceber o que motiva o leitor a comentar como anônimo. E também é fácil perceber que o efeito de um blogue e seus reflexos se fazem de forma concreta e não virtual.
Não se mede a popularidade e aceitação de um blogue pelo número de comentários registrados. Sobretudo, quando se trata da blogosfera miracemense. Primeiro, porque os temas que mais atraem comentários são os políticos locais, o que nem todos os blogueiros visam. Por outro lado, para medir a popularidade e aceitação de um blogue é preciso avaliar a qualidade da informação, bem como a qualidade dos comentários.
Há blogues que atuam sem muitos números em comentários, mas que fazem a diferença de forma concreta, reflete em ações concretas e, em geral, ouvidas da boca dos próprios políticos ou donos do poder, mesmo que não se refiram à fonte.
A blogosfera miracemense cresceu, nisso incluo todos os blogues que têm por atividade tratar sobre Miracema de forma direta ou indireta. Incluo aqueles blogues que tratam de Miracema, por blogueiros miracemenses, e que às vezes sem a presença física, atuam com o coração e com a vontade de colaborar.
O lamentável é que na blogosfera existe de tudo: aqueles que querem fazer marketing político; aqueles que simplesmente usam a ferramenta para opinar, sem compromisso político-partidário, mesmo que demosntre suas preferências. Existe ainda aquele que usa a blogosfera para contaminar seus adeptos de mentiras e falsidades tolas, que se desmancham como farinha ao primeiro vento. E também há os que apesar de envolvidos partidariamente, o que não é crime algum, assumem sua postura de forma respeitosa e ética e são esculhambados por isso. E por aí vai ... A lista é grande.
O triste e lamentável é saber por experiência que muitos anônimos se utilizam desse artifício por pura necessidade. Ou porque atuam no serviço público local e temem o assédio moral (leia-se perseguição); ou porque temem ser perseguidos em suas profissões; ou porque temem a própria exposição da imagem; ou até porque se assustam com a rede internacional (internet) e preferem não se expor, simples assim. O motivo não importa muito. Apenas rechaço os que se utilizam do anonimato para fazer picaretagem. Aqueles que ofendem às pessoas gratuitamente e atuam como parasitas virtuais. Pior que eles, são os que os aceitam livremente, sem nenhum discernimento.
Há pouco tempo fiz uma enquete sobre o anonimato aqui no Blog O Vagalume. A maioria elegeu a não divulgação de comentários anônimos. Porém, por alguns comentários conscientes e realistas, decidi não acatar o resultado da enquete e continuo permitindo os comentários anônimos. Com uma diferença: não podem ser ofensivos, principalmente se ofenderem a particulares (pessoas humanas); devem ser respeitosos e abordar o tema com certa lógica e coerência, mesmo que discorde. E também não devem alimentar a discórdia e sim alimentar o debate.
Por tudo isso, gostaria de chamar a atenção dos responsáveis pela Rede Blog Miracemense no sentido de avaliarem os objetivos de seu blogue e a moderação de seus comentários.
Quem quiser malhar essa postagem fique à vontade, os comentários serão liberados, desde que respeitem as regras deste blogue.
8 comentários:
Parabéns, Angeline. Este seu texto é muito lúcido.
Os blogueiros em geral que subjulgam a inteligência do povo tem pernas curtas.
Amiga Angeline
O anonimato é proibido por nossa Constituição, não importando que razões a ele levam.
Só se mostra útil ao bem público no caso de informações a investigações policiais, pois, de outra forma dificilmente são obtidas.
É claro que se é um meio de defesa, também é de irresponsabilidade e e este que Consituição certamente quer impedir.
Existem blogs que na prática não aceitam comentário algum e não oferece nenhum esclarecimento. Há outros que aceitam, mas sem nenhum retorno. Enfim muitas são as possibilidades.
O comentário deve ser estimulado e não se pega mosca com vinagre.
Este seu blog é um excelente exemplo de como nos parece devem ser.
Parabéns.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
A maioria do blogues de Miracema são de coleira. A maior parte dos comentários anônimos são suspeitos. Tem blogueiro que ele mesmo faz os camentários anonimos.
Hélcio e Luiz Carlos:
Obrigada pelos comentários.
Amiga Angeline
Não há o que agradecer, pois sabe de nossa admiração por seu trabalho em favor do bem comum de Miracema que não é de hoje e nem dos blogs.
É obrigação nossa apoiar espotaneamente todo trabalho de tal natureza que tenhamos conhecimento.
Por outro lado é impagável a ajuda que nos tem dado, à elaboraçãoo de LM. Basta abrir qualquer um de seus nove Volumes para isto constatar.
Outrossim temos por obrigação dar tudo que possamos em prol do bem comum, enquanto Deus nos permitir.
Temos recebido muitas graças e precisamos retribui-las, com a maior dedicação possível. Não imagina o que é curtir o surgimento de nossa terceira geração com a inesquecível Marly.
Obrigado dizemos nós.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Angeline, bom dia,
Acredito que o Sr. Helcio tenha utilizado a definição perfeita para essa postagem, lucidez.
Nom mais, entendo que a qualidade de um blogue não pode ser mensurado pelos comentários nem seguidores, mas sim pelo conteúdo apresentado.
Vamos em frente !
Hebert Calor
Luiz Carlos, mais uma vez obrigada por suas considerações e apreço. Sou uma fã incondicional do trabalho que desenvolve em LM e você sabe disso.
Hebert, é isso aí, SIGAMOS EM FRENTE!
Cara Angeline,
Devo lhe parabenizar pela bela postagem.
Apesar dos blogs serem um instrumento particular, seus administradores necessitam respeitar seus leitores.
Postar um comentário