A Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (17/09) o Dia 'D’ Municipal de Mobilização contra a Dengue que foi instituído pela Lei 1.257 de 15/04/2009.
O evento tem por objetivo a orientação e divulgação das medidas preventivas e de combate à Dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, seus sintomas e tratamento. O Dia ‘D’ teve a participação de várias escolas municipais e foi realizado na Concha Acústica, no Centro. A Prefeitura não esqueceu das crianças e para atender aos pequeninos foram instalados pula-pulas para a diversão física, além de pipoca e algodão doce à vontade.
Uma equipe da Vigilância Ambiental, sob a coordenação de Sebastião Airson Ferreira entregou prospectos com orientações sobre como fazer o combate e controle para que não ocorra a proliferação do mosquito.
“A Vigilância Ambiental em Saúde está aplicando um conjunto de ações para proporcionar ainda mais o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde”, informa o coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde Sebastião Ferreira.
A coordenação também tem trabalhado em parceria com as associações de bairros, escolas, associações de moradores e unidades que estejam localizadas em sua área de trabalho e além disso, tem trabalhado com um Calendário Epidemiológico no qual realiza campanhas, palestras e visitações. No dia ‘D’ muitos deixaram o seu endereço para que possam ser visitados para a aplicação do larvicida.
Os jovens e adolescentes eram os mais entusiasmado no combate ao mosquito, assim, ficou demonstrado na participação das escolas: C. E. Buarque de Nazareth, Henriete Morineau, Francisco de Mattos Ligiéro, Águas Claras, Henriete Amado, Oscar Jerônimo da Silva, José de Paula Nogueira, Nossa Senhora das Graças e Humberto de Campos. Eles apresentaram esquetes nas quais informavam a necessidade de uma ação preventiva por parte de cada um.
Sintomas da Dengue
Os sintomas da Dengue são reconhecidos principalmente por: febre alta (38º a 40º C, em média), dores de cabeça, nos olhos, em todo o corpo, náuseas e vômitos. A primeira providência é beber muita água e procurar uma unidade de saúde, que irá fazer uma avaliação do quadro, hidratar o doente com soro, repouso, colher sangue para exame de plaquetas, e, conforme o caso, internar.
No Estado do Rio de Janeiro foram registrados os tipos 1 e 2 do vírus e em lugares pontuais e já existem até mesmo os tipos 3 e 4. Qualquer um deles, cruzado-se com um dos outros, pode provocar Dengue hemorrágica, a partir da segunda ocorrência da doença.
“Eu já adquiri a Dengue e é muito ruim, fiquei internada, emagreci muito e demorei para me recuperar. hoje estou aqui para ajudar no combate a este mal”, diz a dona de casa Maria do Carmo.
Atividades realizadas pela Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde:
- Pesquisa larvária em imóveis para levantamento de índice – (02 em 02 meses) e descobrimento de focos nas localidades infestadas e em armadilhas e pontos estratégicos (15 em 15 dias);
- Eliminação de criadouros tendo como método de primeira escolha o controle mecânico (remoção, destruição, vedação, etc);
- Realização de tratamento focal e perifocal como medida complementar ao controle mecânico, aplicando larvicida, se necessário;
- Orientação à população com relação aos meios de se evitar a proliferação dos vetores; e, havendo necessidade, proceder o encaminhamento aos serviços de saúde os casos suspeitos de Dengue.
A Coordenação de Vigilância Ambiental funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Informações e atendimento através dos telefones (22) 3824-6293 e (22)3824-2853. E dispõe informações no blogue:
Nenhum comentário:
Postar um comentário