Professores de matemática terão 1,5 mil vagas de mestrado gratuitas
Podem participar professores da educação básica, especialmente de escolas públicas
Estão abertas até o próximo dia 26 as inscrições para curso de mestrado profissional, gratuito, destinado à qualificação de professores de matemática. São oferecidas 1.525 vagas, em todo País, em 65 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, o curso de pós-graduação destina-se a professores de matemática da educação básica, especialmente de escolas públicas.
O curso será ministrado na modalidade semipresencial por uma rede de instituições de educação superior ligadas à UAB, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Matemática.
Exame
Para concorrer às vagas, os candidatos terão de passar pelo Exame Nacional de Acesso, que consiste em prova única, em 26 de novembro, com questões objetivas e discursivas e duração máxima de quatro horas. Cada polo do programa destinará 80% das vagas a professores da rede pública de educação básica.
Confira os polos que oferecem o curso.
Acesse o edital.
Número de alunos que cursam pós-graduação aumentou 21,6% de 2006 a 2010
De acordo com estudo apresentado na última terça-feira (11), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), 132.420 alunos entraram para a pós no Brasil em 2006. Já em 2010, este número aumentou 21,6%, chegando a 161.068 alunos. Considerando apenas as universidades federais, a variação foi de 31%.
Do Boletim "Em Questão".
2 comentários:
Amiga Angeline
Não compreendemos que diante da dificuldade de professores às cadeiras de ciências exatas não se procure atrair engenheiros, físicos, químicos etc de longa prátca profissinal e dela disponibilizados, para lecioná-las.
Dos professores que tivemos de tais matérias, inluclusive, no Pedro II, nem todos eram formados para serem professores e nem por isto alguns deixaram de ser papas das mesmas.
No curso de Engenharia raros foram os professores formados para leciobaram. A quase totalidade eram de notáveis profissionais da área tecnológica.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Luiz Carlos,
Independente da prática que sempre houve, é sempre importante, bom e motivador, criar oportunidade de aperfeiçoamento para o professor.
Postar um comentário