Atendendo à solicitação do vereador Sérgio Rocha (PV), Presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Vereadores de Miracema, representantes da CEDAE compareceram à reunião para tratar da renovação do Contrato de Programa e de Convênio de Cooperação com o município de Miracema.
De acordo com o vereador a reunião foi muito proveitosa, inclusive com a participação do Diretor Comercial do Interior, Dr. Heleno, Gerente Regional, Giovani de Freitas, funcionários da CEDAE, Secretários Municipais e os Vereadores Gideão Duarte Gonçalves (PMDB), Nedi El Kik Damasceno (PV) e Sérgio Rocha, acompanhados de seus assessores parlamentares.
O Projeto de Lei foi encaminhado pelo Executivo no mês de Junho de 2011 com a Minuta do Contrato e do Convênio de Cooperação, momento em que alguns vereadores manifestaram o desejo de fazer emendas ao Projeto apresentado pelo município.
Na oportunidade, o vereador informou que não poderiam ser feitas emendas, pois não se tratava de um Projeto de Lei do Executivo, mas de um Contrato que o município depende de autorização da Câmara de Vereadores para realizar, devendo ser feito uma reunião com a CEDAE apresentando todos os questionamentos e alterações nas cláusulas contratuais antes de sua aprovação pela Câmara. Caso contrário, perderíamos a oportunidade de questionar essas cláusulas, bem como os serviços prestados pela CEDAE, reivindicando melhorias para a cidade de Miracema e para a população.
Nova reunião será agendada, porém os representantes da CEDAE se comprometeram estudar todas as reinvindicações apresentadas pelos vereadores para incluir no novo contrato que será celebrado. Entre as reinvindicações estão:
- Diminuição do período da Concessão de 50 anos para período menor a ser definido (existem propostas de 5, 8, 10 e 30 anos) dependendo do investimento que vai ser feito no município;
- Tarifas sociais;
- Não permitir cortes de águas nos finais de semana;
- Projeto "Replantando Vidas" (utilização de mão de obra de egressos do sistema penitenciário para realizar plantio e reflorestamento);
- Construção de Novo Decantador (para evitar que a qualidade da água piore na época das chuvas quando o decantador existente estiver sendo limpo);
- Tratamento do lodo do tratamento de água;
- Inclusão/Melhorias dos distritos de Paraíso e Flores e das localidades de Areias e Pernambuco;
- Diminuição do Valor da Água Comercial;
- Limpeza das Fossas Filtro;
- Inclusão do Esgoto após 2013;
- Substituição de toda a tubulação de amianto da rede de água;
- Manutenção da Gerência Regional da CEDAE em Miracema;
Estes foram alguns pontos abordados na reunião, que Rocha conceituou "de alto nível", inclusive elogiada pelo representante da CEDAE, enaltecendo a preocupação dos vereadores e secretários com a cidade de Miracema, afastando qualquer interesse pessoal.
Essas informações foram enviadas ao blogue por 'e-mail' pelo vereador Sérgio Rocha (PV). A blogueira fica feliz que tema tão importante esteja sob discussão e debate pelos edis. É disso que o município precisa, de um Legislativo preocupado com os interesses da sociedade e lutando para uma melhor qualidade de vida dos cidadãos miracemenses. A blogueira fica na torcida para que haja um consenso e que a sociedade saia vencedora, tendo em vista que os serviços prestados pela CEDAE (tratamento e fornecimento da água e o tratamento devido do esgoto) são de fundamental importância para o bem estar dos cidadãos e visitantes do município. O ambiente agradece!
2 comentários:
Angeline, tambem achei importante este passo dado, mas me preocuparam alguns itens que ficaram pouco claros em minha " leitura ".
Posso citar o tempo longo para iniciar o Tratamento do Esgoto, "... ações ... "( que ações? ), diminuir preço da agua ( como? Não seria melhor Campanha para Educar o Povo a ECONOMIZAR, pois Todos sabemos o que nos espera para um futuro não muito distante? ) e outros itens que dariam um questionamento, mas não tenho base por desconhecer o conteudo do debate - li somente itens.
Abraços,
Rachel Bruno
Rachel,
Sua dúvida também é a minha. O texto da postagem foi composto com as informações enviadas p Sérgio Rocha ou sua assessoria.
Não sei detalhes.
Aliás, tudo o que o município informa a respeito de tratamento de esgoto me dá essa dúvida: como? quando? como será feito?
Postar um comentário