Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

DESCENDENTES DENUNCIAM DESCASO DA PREFEITURA DO RIO COM A ESTÁTUA DE BARÃO DE MAUÁ


Recebemos e-mail do Presidente do Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), Vítor José Ferreira, com a informação abaixo. Trata-se de uma manifestação de alguns descendentes do Barão de Mauá, que encontraram abandonada a Estátua em homenagem àquele que deu nome à área portuária do Rio de Janeiro. É preciso observar esses acontecimentos e analisar o legado que os megaeventos internacionais deixarão para o povo carioca e fluminense. Digo isso, porque essa denúncia dos descendentes do Barão de Mauá mostram o desprezo e o desrespeito da Prefeitura do Rio de Janeiro com o patrimônio público.
Este é o estado actual da estatua do grande empreendor, industrial, banqueiro, pioneiro da estrada de ferro no Brasil.
Jogada ao lixo num canto da Fabrica de Asfalto da Prefeitura próximo da Leopoldina.
Esta estatua inaugurada por nossa família em 13 de maio de 1910 na Praça Mauá, na presença de várias autoridades brasileiras e estrangeiras, para indicar alí marco inicial da primeira ferrovia no Brasil inaugurada no distante dia 30 de abril de 1854. Fundou Mauá em 1852 a Imperial Ciª de Navegação a Vapor Estrada de Ferro de Petrópolis depois rebatizada por ele em 1874 com o nome de Ciª Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, saindo numa barca dalí do pier Mauá desembarcava-se no pier da praia de Mauá em Magé na Estação de Guia de Pacobaiba embarcava-se no Comboio indo via Inhomirim, Fragoso, Raiz da Serra até a cidade de Petrópolis.
Este homem que tanto fez pelo Brasil, ferrovias, companhia de Gás, Telegrafo Submarino ligando o Brasil ao resto do Mundo, salvou varias vezes a Nação da falencia, embora TODOS tenhão negado ajuda quando ele precisou, deu até seus oculos para honrar suas dividas.
O sr. Prefeito Eduardo Paes manda destruir a unica homenagem que esta terra fez ao grande brasileiro. Até a bengala da estatua foi roubada
Nós descendentes não temos força para lutar, pedimos vossa ajuda para divulgar e denunciar esta injustiça.
Eduardo André Chaves Nedehf Marquês de Viana - tetraneto
Francisca Chaves Nedehf Marquesa de Viana - trineta
Dr. Jorge Paes de Carvalho - trineto
Clarisse Sampaio Vianna - trineta

Um comentário:

Zé Maria A disse...

Desrespeito com o patrimônio público e com a história do País. Quando a estátuas não são arrancadas e jogadas num canto, como a do Barão de Mauá, viram poleiro de pombas. ´É a triste verdade, infelizmente. abs

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG