Hoje li uma postagem super interessante do Rudá Ricci. E o mais legal é que no novo ano teremos eleições municipais. Nos últimos dias que passei na terrinha e também em Niterói, observei um movimento intenso nos bastidores. Há até novatos na lista de pretendentes à vereança. Isso é muito bom...
Depois de não me conter e acabar lendo o livro "A Privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Júnior, tendo a ser menos otimista, mas Ano Novo é vida nova, tempo de esperança, de recomeçar. É claro que o livro não traz ineditismo, em termos de maracutaias e velhacarias todas são conhecidas. Talvez um nome aqui, uma operação mais bem explicada ali, documentos que comprovam acolá, tenham trazido algo de novo no livro. O mais importante, diz o próprio autor no Epílogo, é trazer à tona o tema, mostrar quem é quem, fazer com que a Nação brasileira não se esqueça e que dentro de suas possibilidades tome sua atitude. Afinal, faz-me pensar: onde está o Judiciário? Não me surpreendeu encontrar nomes como Opportunity, Daniel Dantas e outros no livro. Como não me surpreendem citações de brechas da lei e impunidade.
Bem, o mote dessa postagem é o que escreveu o colaborador vagalume Rudá Ricci. Ele postou em seu blogue, sob o título "O que deveria fazer um vereador", comentários interessantes e que valem a pena divulgar:
O QUE DEVERIA FAZER
1) Criar consulta popular por bairro e segmento social para definir prioridades para elaboração de leis2) Criar comissões técnicas com representação de segmentos sociais vulneráveis (minorias, adolescentes e jovens em situação de risco, áreas de risco)3) Criar sistema de monitoramento e divulgação popular da execução orçamentária do município4) Adotar mecanismos de democracia deliberativa no ciclo orçamentário local (PPA, LDO e LOA)5) Criar jornal municipal semanal (ou quinzenal) da Câmara Municipal, para divulgação das discussões e aprovações das sessões do parlamento local (aqui sugiro sítios na internet também)6) Criar conselho consultivo com representação social (conselhos municipais, ongs existentes, associação comercial e industrial, sindicatos, OAB e outros) e territorial (bairros e comunidades)
Câmara de Vereadores de Miracema, dez-2011. Foto: Blogue Miracema Fiscalizando |
O QUE FAZ
1) Aguarda seis meses após a sua eleição e, então, começa a atacar o Prefeito2) Negocia benesses com o Executivo (mesmo sendo teoricamente da situação) e inclui o que pode no orçamento a ser votado3) Mede força para esboçar a nova mesa diretora4) Contrata assessorias internas e externas (por vários motivos, nem todos explícitos)5) Distribui bolas de futebol, sacos de cimento, lotes e tudo o mais que conseguir negociar com secretários e Prefeito (consegue cirurgias pelo SUS para seus eleitores)6) Fala grosso, principalmente nos bares e restaurantes que frequenta. E adota a prática do "morde e assopra", entrecortada por moções de pesar, requerimentos para abertura de discussões e muitas viagens (que rendem diárias...)
As notas em negrito são da blogueira.
Então, meus amigos, comecei a falar de Ano Novo com o vídeo do Guilherme Arantes, continuo com essa postagem para a reflexão dos leitores desse blogue. Depois falo mais...
Postagem original 30-dez-2011
Atualização em 19-ago-2021:
Sobre a colocação do Rudá Ricci, "1) Aguarda seis meses após a sua eleição e, então, começa a atacar o Prefeito", pelo menos na terrinha é bem distinto. Ao contrário, são a extensão das vontades do Executivo.
2 comentários:
Boa noite!
tenho acompanhado vários Blogs aqui de Miracema, e creia, só consigo ver notícias verdadeiras sobre o município aqui em seu Blog.
Sobre esta matéria, quero dizer que, os vereadores deveriam sim trabalhar (se é que podemos chamar isto de trabalho)mais em pró do município, mas tenho fé, que para 2012, tudo irá mudar, pois realmente, esta vindo aí para o mandato de 2013, uma nova geração de políticos, os quais, trazem com sigo novos pensamentos e novas formas de desenvolvimento para nosso município.
Obrigada pela menção ao blogue, nos esforçamos para manter a qualidade das informações, com veracidade sempre. É isso aí, tenhamos esperança! Feliz 2012!
Postar um comentário