Arquivo VAGALUME

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CHUVAS VOLTAM A PROVOCAR ESTRAGOS, AGORA EM PIRPETINGA-MG

O município mineiro de Pirapetinga é um dos principais meios de acesso ao Noroeste fluminense, através da BR 393. O trecho da estrada entre Além Paraíba e Pirapetinga, ambos da zona da mata, há décadas estava em péssimas condições. Há 2 anos, aproximadamente, o governo federal iniciou obras, através de um consórcio que venceu a licitação, como já publicado neste blogue. Mesmo assim, em dezembro passado, as crateras já ocupavam trechos importantes da estrada. 
Não bastando tudo isso, as chuvas de verão arrasaram com o Noroeste fluminense e também com a BR 393, deixando a região mais pobre do estado do Rio isolada, ilhada, prejudicando abastecimento e escoamento de produção, sobretudo agrícola.
Quando esperávamos uma parada das chuvas, eis que elas retornaram e trouxeram novamente problemas.
Na outra postagem destacamos vídeo do Jornal Dois Estados com a situação de alagamento do distrito de São Pedro de Alcântara, em Santo Antônio de Pádua-RJ. Agora foi também a vez do município vizinho à Pádua, a cidade mineira de Pirapetinga que está embaixo d´água. No sítio da prefeitura informa que a enchente é a considerada a pior da história do município desde 1948. A BR 393 e a RJ 186 estão interditadas e o município decretou Estado de Emergência.

A água chegou a contornar a Praça Sant´Ana e o trânsito está impedido no município de Pirapetinga-MG. Fonte: PMP

Veículos que trafegam pela BR 393 e RJ 186 sentido Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Campos e Salvador não têm passagem por Pirapetinga neste momento. É a maior enchente desde a trágica cheia de 1948 que deixou dezenas de mortos, felizmente desta vez houve tempo para avisar a população, até agora há apenas perdas materiais, além de desalojados e desabrigados. 
A estimativa de danos causados pela enchente de 31 de janeiro de 2012: 2 mil pessoas desalojadas, 200 pessoas desabrigadas, 100 pessoas deslocadas, 50 pessoas enfermas, totalizando 3 mil pessoas afetadas.
Vejam mais imagens aqui.

2 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

No Jornal Panorama MG, das 19h, foi destaque a enchente em Pirapetinga, Cataguases e outras cidades mineiras ja atingidas anteriormente.

Em Pirapetinga, se não me engano, o Rio subiu entre 3m a 5m; mas a População foi avisada realmente e retirada a tempo. Os prejuizos foram materiais, a principio e pedem doações.

Hoje passei a pe na ponte aqui sobre o Rio Paraibuna, que esta bem cheio, acima do seu leito normal e experimentei uma sensação horrivel: tenho muito medo de muita água e nunca achei uma ponte tão longa!!! Senti vertigem e olhei para os carros para conseguir ir ate ao fim...rsrsrsrs Corajosa em tanta coisa e medrosa em um lugar tão seguro....kkkkkkkk

Aqui tem chovido todos os dias e mando-a para as roças...

Rachel Bruno

Anônimo disse...

tem prefeito que deve invejar estas cidades atingidas, enquanto isso lamentamos e oramos por essas cidades , é o que podemos fazer

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG