Arquivo VAGALUME

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Encostas de 18 municípios do Rio serão mapeadas para prevenir deslizamentos


Brasília - Uma empresa privada de geologia será escolhida nesta segunda-feira (13) para auxiliar o Serviço Geológico do Rio de Janeiro (DRM-RJ) no trabalho de mapeamento das encostas de 18 municípios do norte e noroeste do estado. Os serviços fazem parte de projeto do Núcleo de Análise e Diagnóstico de Escorregamentos do DRM-RJ.

O trabalho começou em 2009, quando o Serviço Geológico fez uma proposta ao governador do Rio, Sérgio Cabral. Na época, poucas cidades eram mapeadas. Somente em 2010, o trabalho foi realizado.

No ano passado, 31 municípios foram mapeados e 1.673 setores foram considerados de risco. Nessas áreas, existiam 7.683 casas ameaçadas e 32.079 pessoas expostas ao perigo. O trabalho da equipe, que dura aproximadamente seis meses, é, primeiramente, conversar com a Defesa Civil e com os moradores das regiões, para saber quais são as áreas onde os deslizamentos ocorrem com mais frequência.

A partir dessas informações, técnicos sobrevoam de helicóptero a área de alto risco e tiram fotos das localidades. Depois das análises, os relatórios são apresentados aos órgãos públicos, que ficam encarregados de definir métodos para proteger a população.

De acordo com o presidente do DRM-RJ, Flávio Erthal, muita coisa precisa ser feita para que acidentes sejam evitados, como os deslizamentos que afetaram o município de Sapucaia, no interior fluminense, no início do ano. “A população precisa ser avisada que mora em área de risco, como a prefeitura vem fazendo, e a Defesa Civil precisa ser melhor aparelhada. As coisas melhoraram, mas podem melhorar ainda mais”.

O geólogo também aponta o principal fator que contribui para os graves acidentes. “O principal motivo dos deslizamentos é a intervenção humana. A pessoa desmata, coloca casas e isso gera problemas”.

O trabalho deve beneficiar 18 cidades ainda este ano: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Edição: Graça Adjuto

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Excelente Trabalho se começar pelo Proprio GOVERNO.
Como? Não Desmatando, Retirando Pedras IRRESPONSAVELMENTE para a " Falsa Construção " das Estradas Rurais, já é um EXCELENTE passo!!!!!!!
Começando tambem a FISCALIZAÇÃO com multas altissimas ( e RECEBIDAS!!!! ) para GOVERNANTES que LIBERAREM Construções EM LOCAIS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL: Todos nós vemos, quando passamos, DE CARRO, pelas Estradas, Somente Estes não vêem dos Helicopteros ou dos Satélites!!!!!!!! Casarões, Empresas, Hotéis, Pastagens, FAVELAS Crescendo ILUMINADAS Dentro das Cidades ou nas Periferias, onde Todo Mundo passa quando vem das Casas de VERANEIO/SERRANAS!!!!!!

Vamos para o MICRO: MIRACEMA. Sr. Prefeito Ivany Samel: Por favor, coloque sua Equipe a Trabalhar Direito nas ESTRADAS RURAIS - Não se Raspa a TERRA que ja esta COMPACTADA, FIRME, ate com algum mato ( roça se somente o mato ); Não se arranca as enormes PEDRAS que seguram a TERRA nas SERRAS, como fizeram em 2 pontos no Morro dos Pirineus em Paraiso do Tobias ( daqui um tempo tera que derrubar ARVORES para entrar na Mata da Mantinéa para refazer a Estrada, pois acontecerão EROSÕES com as chuvas e a força da descida das águas )...
Não permita CONSTRUÇÕES muito proximas aos Ribeirões e Córregos.
Coloque seus Fiscais multarem quem derruba barranco nos fundos do quintal para aumentar suas casas SEM AUTORIZAÇÃO DO ENGENHEIRO DA PREFEITURA - DEFESA CIVIL; que analisara os riscos de desmoronamento futuro e consequencias para esta e demais Familias; pois os Prejuizos Humanos são irreversiveis, mas ha os materiais, que serão pagos pelo restante da População, em forma de novos Impostos.
Cobre da sua Equipe Fiscalização com Multa para LIXO nas ENCOSTAS, QUINTAIS, RUAS, LOCAIS DE EVENTOS ETC....Verá como o Povo ficara EDUCADO AMBIENTALMENTE, a Cidade Lucrará e Economizará aos Cofres em Indenizações por " Decreto de Calamidade Publica " etc...........

" LUGAR DE LIXO É NA LIXEIRA! "

Se queremos investir em TURISMO, primeiro teremos que investir em nós mesmos: nossa Educação diaria cuidando do nosso maior Bem Fisico, que é nossa CASA - NOSSA CIDADE LIMPA, SEGURA, LIVRE DOS PERIGOS, destacando se entre as DEMAIS, este sendo o NOSSO DIFERENCIAL!!!!!!!!!
Para isto acontecer temos que começar " ontem " e não amanhã...

Vamos acordar, minha gente? Nós somos responsaveis tambem: GOVERNO E POVO!

O CARNAVAL esta chegando. Que tal " Não fazer xixi ali e levar seu 'piniquinho' ou sua ' garrafinha plastica ' e depois jogar no LIXO DA PREFEITURA, para ser recolhido e levado para local adequado e deixar nossa Princezinha cheirosa so do Perfume das rosas? "
Levar sua sacolinha e juntar seu lixo nela e amarrar na cintura e sair fantasiado de " Pescador " ou Baiana "!!!!!

Sejamos, como numa Campanha antiga, FISCAIS DA NATUREZA, DO GOVERNO E DE NÓS MESMOS.

Obrigada, Angeline, por nos trazer assunto novamente tão importante para debate e reflexão.

Abraços,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG