O vereador Manoel Sérgio (PV), de Miracema, enviou ao blogue no último dia 14, informação de seu requerimento ao Poder Executivo local solicitando informação a respeito da taxa de mortalidade infantil, que divulgamos neste blogue - aqui e aqui. Segundo o Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro 2011, lançado no mês de dezembro, com dados do CEPERJ, antigo CIDE, o município de Miracema está entre os 20 piores índices do estado do RJ (14º lugar, no ranking dos piores índices).
Enquanto a taxa de mortalidade infantil no Estado apresentou redução significativa, passando de 19,7 mortes para cada mil nascidos vivos em 2000 para 13,9 em 2010, o município de Miracema apresentou em 2000 e 2010 taxa de 12 e 19,1 mortes para cada mil nascidos vivos, respectivamente. O que mostra uma elevação expressiva.
O requerimento ainda estaria sendo confeccionado pela secretaria da Câmara de Vereadores, quando a informação foi enviada ao blogue. Porém o vereador adiantou que os destinatários seriam o Prefeito e o Secretário de Saúde, com o intuito de obter explicações que permitam um entendimento do que expressa essa taxa no município de Miracema:
- um problema de saúde pública?
- de más condições socioeconômicas do muncípio?
- ou falha na coleta de dados?
Vamos aguardar os próximos acontecimentos...
Parabéns ao vereador verde, que preocupado com a qualidade de vida do povo miracemense se propôs a buscar informações, que poderão demonstrar um cuidado maior com a leitura dos índices, ou até encontrar necessidades locais importantes. Se essa necessidade for confirmada, talvez seja o caso de ações prioritárias para o próximo governo e também da sociedade civil.

Nenhum comentário:
Postar um comentário