Arquivo VAGALUME

terça-feira, 20 de março de 2012

O SÍMBOLO DA COPA DE 1950 É DA AUTORIA DE UM MIRACEMENSE

O blogue divulgou no dia 13 de março a matéria da Globonews, com o Capitão Damasceno, que integra a missão de paz no Líbano. Gustavo El Kik Damasceno, filho do ex-prefeito Gutemberg Damasceno e da atual vereadora Nedi El Kik Damasceno, que nasceu e se criou em Miracema e foi entrevistado na matéria. Naquela oportunidade, outro miracemense ilustre, o jornalista José Maria de Aquino, radicado em São Paulo, que é leitor do nosso blogue, informou que em outra época, 1950, outro Damasceno havia orgulhado o povo miracemense com seu desenho, que foi escolhido como símbolo da Copa do Mundo de 1950, disputada aqui no Brasil. E ainda frisou que àquela época o mascote não fazia tanto sucesso como hoje. 
Busquei no Google e facilmente localizei a imagem criada pelo miracemense João Damasceno. O jornalista esportivo assim relatou ao comentar a postagem:
Em 1950 nós miracemenses já tivemos orgulho de um outro filho da santa terrinha, também Damasceno, João, filho da dona Dalva, sobrinho das professoras mais enérgicas - além, claro, de competentes, Tarsila, Clarinda e Marisa - vencedor do concurso que escolheu o símbolo da Copa do Mundo daquele ano, aqui jogada. Que legal. abrs Zé Maria A 

Símbolo da Copa de 1950, criada pelo miracemense João Damasceno.

Essa informação era desconhecida pela blogueira e só mesmo um jornalista, especializado em Esportes, como o Aquino, para trazer à tona esse tema e levar ao conhecimento de inúmeros miracemenses essa história, que tanto demonstra a riqueza que o povo miracemense tem, em várias áreas do conhecimento.
Pedi ajuda ao Aquino para montar essa postagem, tanto para identificar a imagem, o símbolo criado pelo João Damasceno, como também para explicar melhor a história e ele relatou:
Zé Maria A disse...
O João Damasceno, se não estou enganado, espero que não, é primo do doutor Gutemberg. Na Copa de 50 ainda não havia mascote, que apareceu na de 66, na Inglaterra. O concurso era para o melhor poster. O trabalho do João é um pé chutando uma bola. Mostra a perna do joelho para baixo. Na meia, dezenas de bandeiras de páíses. Ao fundo, bem suave, o Pão de Açúcar, deixando a marca do Rio, local da grande (e triste) final. Como na época não se faturava milhões com a venda de lembranças de mascotes todos os tipos, também não se deu o destaque que dão agora para o artista plástico vencedor dos concursos. Na internete é fácil encontrar o trabalho do João. Como sou um fracasso (também) nessa área, não posso te mandar. rrss abrs [Grifo nosso]

Está aí, a informação que para mim foi uma surpresa, pois era fato desconhecido por mim, acredito que de muitos miracemenses também.

O blogue agradece ao miracemense José Maria de Aquino pela gentileza e pela memória maravilhosa. 

Um comentário:

Caveari disse...

São essas notícias (boas) que deveríamos ter a todo tempo sobre nossa querida Miracema.
Mas as notícias boas não são tão divulgadas como as tragédias, mas deveriam sim, nos dar orgulho.
Parabéns por nos lembrar dessas coisas que deveriam (e muito) nos orgulhar!
Renato Caveari Pimenta

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG