As eleições são o assunto das rodas, seja em bares, seja em locais de trabalho, seja nas praças, seja nas residências. Penso que já passou da hora dos candidatos oferecerem sua proposta de trabalho para a gestão que pleiteam. O que não ocorre, pelo menos nos pequenos municípios do Noroeste fluminense.
O PCdoB, como divulgou o Portal Vermelho, apresentou no município de Altos-PI, região N do país, um Plano de Desenvolvimento para a cidade. A partir daí, irá "apresentar à sociedade o nome dos pré-candidatos do partido nas eleições de 2012."
Por mais que haja críticas a respeito, não enxergo nenhuma outra maneira de um candidato apresentar à sociedade sua proposta para o município. O futuro governante, ao assumir uma candidatura, ou até mesmo pretender se candidatar, deve ter em mente o que pretende para o futuro da cidade e como fará para que essa pretensão seja posta em prática.
No exemplo do Piauí, algumas das propostas para o desenvolvimento da cidade estão a seguir:
• NA TECNOLOGIA• Criaremos pontos de acesso à internet sem fio (wireless) no centro, demais bairros e zona rural, fornecendo de forma gratuita, amplo acesso a web banda larga;• Instalaremos laboratórios de informática nas principais escolas municipais, e a criação de uma biblioteca virtual.
• NA CULTURA E LAZER• Daremos mais visibilidade às festas locais (festejos do Padroeiro São José, festas juninas, Carnaval, etc.) com a construção de espaços que melhor atendam tais festividades com conforto e segurança.• Construiremos a orla do açude da Tranqueira transformando-o num espaço de lazer (pista de caminhada e ciclovia) e cultura (quiosque e área para exposição do artesanato produzido por nossos artesões, espaço para apresentações teatrais e musicais, etc.).• Criaremos um festival anual de literatura.• Construiremos o Centro de Convenções de Altos, que deverá contar com um teatro municipal, uma biblioteca e um cinema, atraindo grandes eventos para a cidade.o Procuraremos criar espaços de lazer em todos os bairros (campo de futebol e quadras para diversos tipos de esporte).• NA EDUCAÇÃOo Redução do número de alunos por sala de aula.o Incentivo a capacitação do corpo docente.o Criação de novas escolas.o Criação do Polo Universitário.o Criação de programa que visem preparar nossos Jovens para o Futuro (possibilidade de implantação de uma Escola Técnica Federal).o Abertura de Concurso Público.
• ADMINISTRATIVOo Criação do orçamento participativo: No Orçamento Participativo, as comunidades, por meio das assembleias regionais, vão votar a escolha de obras nas áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura, saneamento e urbanização. O calendário das assembleias nas regiões administrativas será definido junto à comunidade.o Transparência administrativa: Portal Público onde serão expostos TODOS os gastos, licitações, compras da prefeitura.o Todos os secretários municipais serão escolhidos obedecendo ao critério da competência técnica.o Programa mensal de radio para prestação de contas e apresentação de projetos.
• NO SANEAMENTOo Coleta de lixo seletiva e melhoria na coleta normal (caminhões de lixo próprios).o Criaremos usina de reciclagem de Lixo (do nosso lixo).o Cooperativa de catadores de lixo.
• NO ESPORTEo Programa Esporte na Rua e nos órgãos públicos que ficam ociosos nos finais de semana (Basquete, Handebol, Futebol, etc).o Modernizar o Estádio Felipão.o Incentivar o esporte amador obedecendo às potencialidades locais.
• NA SAÚDEo Modernização do Hospital Municipal, deixando-o em condições de atender a demanda do município.o Programa Saúde na Praça: Levar atividades físicas gratuitas para as praças da cidadeo Programa de Reforço Alimentar Infantil (Pastoral da Criança).
• NA INDÚSTRIAo Criar polo industrial.o Criar polo de confecções com incentivo fiscais e parcerias (SENAI, SENAC, SESI).
• NA AGRICULTURA E PECUÁRIAo Incentivo a agricultura familiar e assentamento de famílias no campo.o Programa Leite Escolar: Compra de toda cota de leite da cooperativa local para fornecimento para as escolas municipais.o Programa Direto da Roça: programa para levar para a população mercadorias direto do campo para a cidade.o Restaurante Popular: fornecer comida de qualidade a preços baixos para a população carente.o Introdução de hortas familiares nos bairros, e, sobretudo em cada assentamento.o Parceria com EMBRAPA no desenvolvimento e melhoria de espécimes vegetais e animais, otimizando a produção do trabalhador rural.o A promoção do Festival Altoense da Manga e seus derivados, buscando a sua visibilidade a nível nacional.
• NA INFRA-ESTRUTURAo Asfaltamento das principais ruas da cidade.o Ampliação da rede de distribuição de água.o Ampliar a capacidade da estação de Energia para suportar a demanda.o Padronização do calçamento urbano.o Buscar a eficiência do sistema de esgotos.o Reformulação do transito na cidade, criação de vias de acesso alternativas, e, que possuam acessibilidade para deficientes físicos, idosos, deficientes visuais e demais grupos que necessitem de atenção em seu deslocamento.
• NA SEGURANÇAo Capacitação e ampliação da Guarda Municipal e criação de núcleo Ambiental.o Aumento do efetivo policial nos horários de maior ocorrência policial (estatística dos dois últimos anos) nos bairros de maior incidência.o Sistema de monitoramento de câmeras na cidade.o Criação do complexo de segurança pública.o Criação da Central de Atendimento ao cidadão, onde será disponibilizado atendimento 24hs via telefone.
• NO TRABALHO E RENDAo Constante capacitação profissional.o Incentivo para a instalação no município de empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviçoso Criação de milhares de novos postos de trabalho em quatro anos.
No Noroeste fluminense, talvez seja necessário identificar as propostas de curto e médio prazo, a fim de identificar o que será feito com recursos próprios e o que será feito com recursos de terceiros, haja a vista o limitado potencial orçamentário dos municípios da região.
Fica o exemplo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário