Esse é um tema sempre muito abordado nesse blogue. Não me canso de retornar a ele. Por isso, compartilho com os leitores vagalumes a matéria publicada pela rádio CBN, de uma entrevista com um representante do Instituto Trata Brasil.
A cada R$ 1 investido em saneamento, poupam-se R$ 4 em saúde pública, segundo a OMSOuça a entrevista AQUI.
Entrevista com Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil
O prefeito que investe em saneamento básico recupera rapidamente a verba com a diminuição de gastos em saúde pública. Está provado que a educação melhora, os imóveis do entorno se valorizam e a cidade recupera o capital rapidamente. O que não podemos admitir é a construção de postos de saúde para tratar diarréia, esquistossomose e hepatite A – doenças que deveriam estar quase extintas pelo nível econômico que o Brasil apresenta hoje.
2 comentários:
Cara Angeline,
Vejo que voltou com "força total" e isso é bom!!!!! Sabe que você está mais por dentro dos assuntos de Miracema do que eu que moro por aqui (risos). Então, só quero dizer que senti falta das matérias interessantes como esta.
A prevenção já está na Lei 8.080/90 (LOS) e infelizmente os serviços médicos e hospitalares ainda são privilegiados em detrimento de outras ações que são preventivas. Fico pensando se é de propósito que o governo faz isso, visto que a doença gera uma fortuna de dinheiro para os laboratórios, hospitais e coloca os serviços médicos como se fossem 'A POSSIBILIDADE' para uma pessoa estar saudável. Quero deixar claro que não estou desvalorizando esta profissão que é essencial e muito faz pela saúde da população. Contudo, estar com saúde é muito mais do que ir ao médico e ter seus exames ok. Um planejamento na área das políticas públicas que privilegie a saúde deve perpassar pela habitação, saneamento, educação, meio ambiente, assistência social, vigilância sanitária, entre tudo que possa trazer o bem estar da população.
Só não enxerga quem não quer ver ou quem vê por outros ângulos.
Abrçs
Amanda
Cara Amanda,
Leitores e cidadãs como vc é o que mais faz a diferença em nossa cidade. Que bom que tenha gostado, seu comentário é muito assertivo. Concordo plenamente.
Postar um comentário