A escritora miracemense MARIA ALICE BARROSO faleceu hoje em Juiz de Fora-MG e foi sepultada em Miracema.
MARIA ALICE Giudice BARROSO Soares nasceu em Miracema - RJ, em
1926. Neta do Cel. José Giudice e de D. Alice, imigrantes italianos que ajudaram a construir nossa cidade. Cursou Biblioteconomia na UNIRIO e era Mestre em Ciência da Informação. Com o livro "Um Nome para Matar", um dos romances apontados por João Guimarães Rosa, Antônio Olinto e Jorge Amado para a lista de vencedores do II Prêmio Nacional WALMAP, 1967, instituído pelo Banco Nacional de Minas Gerais S.A. e o mais importante do País. Foi diretora da Biblioteca Nacional por longos anos, do Instituto Nacional do Livro e do Arquivo Nacional. Privou da amizade de grandes escritores brasileiros, como: Rachel de Queiroz e Lúcio Costa.
Lamentavelmente, não conseguimos chegar a tempo para o sepultamento, que foi simples, sem grandes homenagens, apesar de seu significado para a cidade e para literatura brasileira.
2 comentários:
Sou um fã da obra dela... "Um nome para matar" foi um dos livros mais impactantes (e inspiradores) que já li...
É com imensa tristeza que recebo esta notícia e estando aqui em Juiz de Fora.
Quando me mudei para ca, voce, Angeline, me disse que ela estava residindo aqui. Conversamos muito por telefone e descobri nela a pessoa fantástica que meu saudoso Pai sempre falava: parecia que nos conheciamos há anos tanta alegria demonstrada e assuntos tirados do " fundo do baú " que nem eram da minha época, outros tantos foram notícias que queria saber da sua também tão Querida Terra: Miracema!
Mas o meu Padrinho quis ir também e ela queria ir ao Padrinho para lhe entregar um livro, que guardava há sete chaves, e gostaria de entregá lo pessoalmente em sua casa...
Neste meio datas não foram acertadas e fiquei sem estar pessoalmente com a prima que tanto queria conhecer e ela a mim, após nossas conversas ao telefone.
Grande perda, pois foi uma Mulher muito Corajosa, Forte, Firme e Sensível ao mesmo tempo, sabendo usar as palavras e deixar a Verdade exposta para a Eternidade, sem Medo.
Maria Alice Querida, siga seu novo caminho em Paz e acompanhe daí Sua e Nossa Miracema! Você me conquistou e é responsável por esta saudade que ja sinto no coração. Mas seu exemplo não foi em vão e muitas sementes que voce plantou já nasceram.
Meu grande beijo de solidariedade a todos da Família e Amigos e a voce, Angeline,
Rachel Bruno
Postar um comentário