Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ICMS VERDE 2013: COLETA SELETIVA


O quadro acima, extraído do quadro disponibilizado no sítio da SEA-RJ, apresenta dados da Coleta Seletiva por Municípios do Noroeste Fluminense. No quadro original eram apresentados os dados dos municípios do RJ. Os que não constam no quadro acima, é porque não têm dados registrados na fonte, que é o caso de Itaperuna, Pádua, Varre-Sai, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci e Itaocara.
Conforme os dados apresentados, foram adicionados ao Índice de Destinação de Lixo, que compõe o cálculo do ICMS Verde para 2013, com base em dados de 2011, 4 pontos para Laje do Muriaé, Miracema, Porciúncula e São José de Ubá. Nesse caso, Laje do Muriaé tem o maior percentual de domicílios atendidos com a coleta seletiva (83%) e possui um programa piloto de coleta seletiva solidária, como também Porciúncula; Miracema e São José de Ubá não têm coleta seletiva de lixo domiciliar, mas têm unidade de triagem e compostagem. Já o novato município de Aperibé recebeu 1 ponto por ter Programa de Coleta Seletiva Solidária em "estruturação".
Recentemente, essa blogueira assistiu a uma palestra de representante do SEA-RJ, em que foi falado sobre essas unidades de triagem e compostagem. O palestrante afirma que a secretaria estimula a coleta seletiva, não estimulando as usinas, a exemplo da UTIL, que existe em Miracema, pois em muitos casos acabam se transformando em lixões.
Esse é um tema um tanto quanto polêmico e que fugia ao bojo do evento realizado, porém é necessário que se discuta esse tema. Se não vejamos alguns motivos:

- existe trabalho acadêmico que reforça, inclusive citando o caso da UTIL, que essa é uma das melhores soluções para municípios pequenos e pobres, como é o caso de Miracema e S José d eUbá;
- mesmo com a chegada dos aterros sanitários, a própria secretaria reforça em seus comunicados - muitos divulgados aqui - que é necessário que os municípios se organizem para enviarem o mínimo possível de lixo aos aterros, devido às suas limitações;
- por outro lado, não foi apresentado nenhum dado técnico ou científico que justificasse essa afirmativa do palestrante. 

É bom que se diga, que em Miracema, p. ex., problemas de ordem política e administrativa repercutiram na UTIL e que necessariamente não justificam a aversão às usinas de triagem e compostagem.

É para pensar!


Atualização em 19-out-2012:

Para atender ao pedido da leitora vagalume Rachel Bruno, abaixo disponibilizo o link soliciticado:

"dissertação de mestrado, da autoria de Paulo Roberto Corrêa Fritsch, no ano de 2006, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O título da dissertação é “A temperatura como parâmetro acessível e possível de ser utilizado no controle do processo de compostagem em municípios de pequeno e médio porte”, que dedica um capítulo inteiro ao caso da UTIL, em Miracema, considerado pelo Ministério da Saúde como exemplar no estado do Rio de Janeiro. Acesso ao trabalho aqui. "


3 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline, a UTIL não foi criada e funcionava, em seus primeiros anos, nos moldes da USINA DE RECICLAGEM DE S. FRANCISCO, em Niterói: todo o Lixo era Reciclado e o Orgânico usado em Adubação ou outro trabalho de reaproveitamento, ficando o mínimo possível que era descartado em Local especialmente preparado para recebê-lo SEM DANO ALGUM AO MEIO AMBIENTE?

Teria informações detalhadas sobre a UTIL para trazer ao BLOG?

Dr. Gutemberg, o Sr. poderia trazer os detalhes para esclarecimento Público e encerrarem os boatos?

Miracema, eu me lembro bem, foi citada como exemplo em muitas cidades e Congressos sobre o assunto na Época da sua Instalação e funcionamento Pleno.

Abraços,
Rachel Bruno

AngelMira disse...

Rachel, sobre a relação com a São Franciso e Niterói desconheço. Mas o que posso lhe oferecer é essa dissertação de mestrado: .
Autoria de Paulo Roberto Corrêa Fritsch, no ano de 2006, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O título da dissertação é “A temperatura como parâmetro acessível e possível de ser utilizado no controle do processo de compostagem em municípios de pequeno e médio porte”, que dedica um capítulo inteiro ao caso da UTIL, em Miracema, considerado pelo Ministério da Saúde como exemplar no estado do Rio de Janeiro. Copie o link e cole no alto da página e verá.

AngelMira disse...

Link: autoria de Paulo Roberto Corrêa Fritsch, no ano de 2006, para a obtenção do título de Mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O título da dissertação é “A temperatura como parâmetro acessível e possível de ser utilizado no controle do processo de compostagem em municípios de pequeno e médio porte”, que dedica um capítulo inteiro ao caso da UTIL, em Miracema, considerado pelo Ministério da Saúde como exemplar no estado do Rio de Janeiro. Acesso ao trabalho aqui. http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&cd=66&ved=0CDcQFjAFODw&url=http%3A%2F%2Fbvssp.icict.fiocruz.br%2Flildbi%2Fdocsonline%2Fget.php%3Fid%3D1426&ei=RmXcTLKSKJaKnwe-z70W&usg=AFQjCNHDX95auXelrOv_VGihHViF0aVyyw&sig2=Q5M-SWVVPCN3LFZPYSg_ZA

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG