Compartilho um vídeo super interessante que trata do Sistema de Saúde Inglês. Recentemente, a Rede Globo também fez uma matéria que tratava desse sistema de saúde, mas não com o enfoque e o embasamento teórico desse vídeo que abaixo compartilho com os leitores vagalumes. Na anotação do youtube, o responsável pelo vídeo escreveu:
"Se o Estado encontra recursos para matar pessoas, porque não dispõe de recursos para salvar as pessoas?" A resposta resultou na notável experiência do Welfare State, um "ponto fora da curva" do capitalismo regulado e domesticado. O sistema de saúde da Inglaterra é emblemático do processo civilizatorio ocorrido nos "anos de ouro" (1945/1975) e inspirou o movimento sanitarista brasileiro na construção do SUS, consagrado na Constituição de 1988. Esse fato contrariou setores conservadores que desde então tentam desconstruir essa conquista da cidadania. Assista ao video para compreender os valores humanistas que orientam o SUS"
O vídeo:
2 comentários:
Com saúde não se brinca! Este deve ser o lema dos ingleses. É incrível saber que um país capitalista e rico como a Inglaterra conseguiu implantar com sucesso um sistema socialista como este na área da saúde. Uau!!!!
Vi e revi para retirar a conclusão: a questão é Cultural, não?
Capitalista pensa em quanto menos gastos com doença ( mais cara que com saúde ), mais dinheiro a ser investido em outras áreas também valorizadas por eles: Educação, Esportes, Segurança, Lazer... que retornam em boa saúde.
A Saúde lá é muito mais Preventiva, então os gastos são menores.
Estaria correto este meu pensamento/avaliação, Angeline e Hélcio?
Abraços,
Rachel Bruno
Postar um comentário