Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

HISTÓRICO DE REPASSES DO ICMS VERDE PARA OS MUNICÍPIOS DO NOF

Do Blog Miracema.RJ
O blogue esclarece que é uma novidade que Itaperuna tenha recebido em 2009. O município ficou sem receber o repasse de 2010 a 2013 por problemas no atendimento ao art. 3º da L. 5.100/2007, no que diz respeito ao Conselho Municipal de Meio Ambiente. Pelas informações que estavam sendo acompanhadas por aqui, anualmente, imaginava-se que o problema teria ocorrido já desde o início. E a partir de 2013, volta a receber.

******

E para aqueles que gostam de dizer que os blogues copiam...[risos], lá vai mais uma publicação do Blog Miracema.RJ:


Quando os objetivos coincidem, não se trata de cópia, mas de valorização do trabalho do colega.

3 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline ou quem leia minha pergunta.

Meu saudoso Pai, Carlos Bruno, Técnico Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, dizia que o Eucalipto exigia muita ÁGUA na fase de seu crescimento ( isto há longos anos ).

Recentemente, conversando com um Pesquisador de uma Empresa Federal, mas não da área Ambiental, mas com experiência a nível Internacional; perguntei se o Plantio de Eucalipto poderia ser considerado " REFLORESTAMENTO ".

Sua resposta foi taxativa: " Não. É Econômica. "

Viajando agora mais de ônibus ( antes, como motorista, só prestava atenção na estrada e nos demais motorista e Irresponsáveis que ainda trafegam pelas estradas matando Inocentes... )tenho podido observar a natureza e estou assustada com a quantidade de " Florestas de Eucalipto ".

A pergunta: É verdade que o Eucalipto exige mais água em seu crescimento rápido, depois vem o corte para uso econômico e novo crescimento etc.....Quais os riscos para o Meio Ambiente em termos de uso do solo freático?

Fiquei pensativa também pelo que vi em Paraiso do Tobias, após plantio dos Eucaliptos e a Teca: a Mina d'água próxima ao Distrito, onde toda a População se abastecia para beber, secou. Agora parece que está voltando, mas muito abaixo da sua capacidade, segundo informações.

Quem poderia me responder com certeza técnica e estudos profundos?

Abraços e bom final de semana,
Rachel Bruno

AngelMira disse...

Cara Rachel,
Naqueles grupos, via e-mail, muito se discutiu sobre isso. Na minha concepção essa ideia de reflorestamento econômico, pra mim é financeira e não econômico. E de qualquer maneira, segundo me disseram existem estudos afirmando q de fato não são bons para o reflorestamento, ambientalmente falando. Porém, ninguém até hoje conseguiu me enviar um estudo desse.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline,

o Econômico a que se referiu o Pesquisador foi " Financeiro ", como você diz e eu também acredito somente neste retorno.

Ambientalmente é o que me preocupa. Basta entrar em uma mata formada por outro tipo de vegetação, árvores imensas, vários tipos de bambus, flores, orquídeas, arbustos, cerejeiras etc.... como a nossa, nativa e sempre preservada, e somente olhar o que nasce entre pés de eucalipto, onde não são jogados agrotóxicos para limpeza entre os pés ( isto é o que me dizem ser feito pelos plantadores, além do combate às formigas etc. ): somente grama ou mato baixo.

Continuo aguardando mais informações pela Preservação e Realimentação do Meio Ambiente, volta das nascentes, chuvas mais previsíveis, terras mais produtivas, menos acidentes ambientais...

Abraços a todos,
Rachel Bruno

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG