Quem conhece Miracema, certamente, conhece sua tradição cultural, como também deve ter passado bons carnavais por lá. De anos pra cá, com essa coisa de carnaval, sol e praia, muitas cidades interioranas viram seus carnavais decaírem. E até a cidade maravilhosa, que é famosa pelo melhor carnaval, devido às tradicionais escolas de samba, fez ressuscitar há alguns anos os carnavais de rua. Hoje, é um verdadeiro sucesso de público.
O fato é que o carnaval não é um evento qualquer. É um evento popular, tradicional, onde o povo é o maestro. Sem o povo, não há carnaval que resista. É claro, que a conta é paga por alguém... E quem paga, tem o retorno de ver a moedinha circular no comércio local, nos hotéis etc. E assim, a roda gira...
Em Miracema, jovens que viveram o auge da juventude nas décadas de 70 e 80 na cidade, decidiram se reunir e criar um grupo, denominado agora de Meninas e Meninos de Miracema. Esse jovens, como disse uma das fundadoras do grupo, Tânia Leitão, tinham Miracema como a "Terra Prometida", para passar férias, curtir os variados eventos culturais: shows, festivais, grupo de amigos, cachoeiras e carnavais. E hoje, juntos novamente, muitos morando fora de Miracema, decidiram atuar de forma a curtirem a vida, a amizade, em paz, mas também para contribuir com o progresso de nossa terra. Criaram o Bloco Amizade, Paz e Amor no ano passado para levar para a avenida o espírito dos antigos carnavais. Antigamente, eram muitos blocos... A rua tinha caminhões e blocos que saíam a pé durante todo o dia. Eu sempre repito: "lugar de bloco é na rua!"
O Bloco Pererecas Ansiosas, que já tem 10 anos de avenida, é mais um exemplo de preservação da tradição do bloco das piranhas. Assim, como os antigos, exemplo "Baraguetes", o bloco das piranhas contagia o carnaval e mantém acesa a chama do carnaval de rua.
O Bloco Pererecas Ansiosas, que já tem 10 anos de avenida, é mais um exemplo de preservação da tradição do bloco das piranhas. Assim, como os antigos, exemplo "Baraguetes", o bloco das piranhas contagia o carnaval e mantém acesa a chama do carnaval de rua.
E nessa mesma linha, como divulgou o jornal Dois Estados, um grupo de jovens miracemenses denominados "União RDL" (Rua Da Laje), criou um grupo de mascarados, ou bate-bolas, para não deixar morrer a tradição na cidade. Começaram com 11 bate-bolas e hoje são 50 participantes. Eles saem toda sexta-feira da Rua Lourival Teperino, 110.
E assim, acredita-se, o carnaval de Miracema começa a ressurgir das cinzas, efeito Fênix!
Vídeo disponibilizado pelo Jornal Dois Estados.
2 comentários:
Fico na torcida para que o carnaval volte mesmo com toda força em Miracema. Tem ótimas lembranças e saudade dos carnavais daqueles tempos da Chacrinha, do Jair Polaca, da Azul e Branco, do Kalil, da escola de Paraíso, do Boi Pintadinho. E dos bailes no XV. Tempos em que colocava a família no carro e (quanta coragem e saudade) vencia fácil os 650 quilômetros para ir e outros tantos para voltar. Sem ligar para os buracos em certos trechos da estrada e...Estou na torcida. abs
Angeline e demais Conterrâneos, está muito bom curtir no BLOG o nosso Verdadeiro Carnaval de Miracema.
Parabéns a todos!
Lembro do Bloco " Levanta Povo ", que ficava dia inteiro na Rua e à noite muitos dos integrantes iam para os Clubes, depois emendavam " levantando o povo que dormia ". rsrsrs
O " Bloco das Piranhas " era muito engraçado também, com o José Márcio com um bebê no colo, dando a " paternidade " para o primeiro que aparecesse com a namorada ou mulher ( ele fantasiado de mulher ).kkkkkkkkkkkk
A Escola de Samba do Paraíso do Tobias também fez uma apresentação belíssima, mas depois sumiu, não sei o por que...
Escolas do Jair Polaca, Calil, Sorriso da Criança etc.............Como nossa Miracema fervilhava de foliões, Escolas, Blocos, Bois Pintadinhos, gente assistindo que não dava para passarmos quando começavam os desfiles. Alegria, dança sem parar, serpentina e confete, bom humor para todo lado, fantasias improvisadas!!!!!
E os Mascarados Mirins? Que coisa mais deliciosa de se ver!
Mais recente os Mascarados vieram incrementados e tirei várias fotos deles, incluindo vários adultos, como no vídeo.
Que coisa boa, pessoal! Tentarei ir a Marechal Floriano para ver de perto.
Enquanto isto, curtam bastante por mim e Parabéns a todos!
Abraços e Brinquem com responsabilidade,
Rachel Bruno
Postar um comentário