Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 14 de março de 2013

Prefeitura de Itaperuna lança coleta seletiva de lixo

O município de Itaperuna, que somente em 2012 conseguiu desembaraçar a burocracia, passou a receber o ICMS Verde este ano. E agora avança no caminho da coleta seletiva de lixo.
No mês de abril a Prefeitura Municipal de Itaperuna vai iniciar a coleta seletiva do lixo doméstico. Em uma reunião que aconteceu na manhã desta quinta-feira (14/03), na Secretaria Municipal de Obras, setor responsável pela elaboração do projeto, foi determinado que inicialmente dois bairros e um distrito vão fazer parte da rota: Aeroporto e Lions e Raposo. A coleta seletiva vai aumentar a vida útil do aterro sanitário em cerca de 40%, incluir socialmente os trabalhadores no processo de reciclagem, além, de destinar corretamente o lixo, trazendo benefícios sociais e ecológicos ao município.
O lixo será distribuído em uma unidade de reciclagem e lá será armazenado e comercializado, resultando em renda para os trabalhadores envolvidos. No primeiro momento, o lixo deverá ser separado, pela população, em orgânico (origem animal ou vegetal como restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis, madeira) e não orgânico (material que não possui origem biológica como plásticos, metais e ligas, vidro). Durante o mês de março, dia, hora e local, serão planejados e divulgados através de panfletos, carros de som e nas residências, através de conversas. Fazendo, dessa forma, a conscientização dos itaperunenses.
Atualmente, cerca de 110 toneladas de lixo são produzidas em Itaperuna e de acordo com a secretária de obras, Maysa Pontes Rangel, quase 100% deste material está sendo recolhido pela Prefeitura. “A coleta seletiva vai deixar a cidade mais limpa, com quantidade de lixo reduzida e sem mencionar que vamos gerar renda com esta nova coleta para os trabalhadores que vão poder reciclar o material e vender”, enfatizou Maysa.
Secretaria Municipal de Educação, Meio Ambiente, Ação Social, unidades de reciclagem, prestadores de serviços de limpeza urbana, Tiro de Guerra, bombeiros e imprensa são colaboradores importantes em todas as fases de implantação e continuação do programa pioneiro na região Noroeste Fluminense.
Ainda serão desenvolvidos programas de educação ambiental, voltando para as escolas, empresas, hospitais e locais públicos de Itaperuna, objetivando alertar a respeito da forma de tratar os resíduos sólidos.


Crédito para foto: Marcelo Nunes Pereira
Texto enviado pela Decom de Itaperuna

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG