A Praça Dona Ermelinda é um dos maiores símbolos da cidade de Miracema, não só pela beleza, pela centralidade, mas também por acontecimentos históricos. Há alguns anos sofreu obras de restauração e reforma e é tombada pelo patrimônio histórico municipal e estadual.
O chafariz fica bem no Centro e é um cartão postal da cidade. Há muitas reclamações sobre problemas de funcionamento desse sistema hídrico que nem sempre está em atividade.
No entanto, com a chegada do Natal e a tradição de enfeites na praça, que recebe visitantes e moradores para admirar a beleza, leva as crianças, jovens, adultos e idosos ao encontro nesse espaço público, a população foi surpreendida com o que considero uma aberração.
O local escolhido para colocar a grande árvore de Natal foi sobre o chafariz. Além de ofuscar a beleza desse cartão postal, desse monumento, que por si só é um enfeite permanente, chegou-se ao cúmulo de encher o chafariz com areia.
Após a divulgação das imagems acima pelo miracemense Ralph Dutra, os comentários não param de chegar. São manifestações de repulsa, de condenação por essa atitude infame. Alguns chegam a dizer, no que acredito, que a areia é prejudicial ao sistema de irrigação do chafariz.
Seja assim ou não, é uma atitude considerada estúpida! Ofuscar um cartão postal, como disse um dos comentaristas no facebook, é como se "tampassem o Cristo Redentor, a Estátua da Liberdade ou a Torre Eiffel. Não há explicação pra isso.
Alguns comentaristas perguntam o que pode ser feito.
Fica aqui o apelo dessa blogueira, por favor autoridades do Executivo, retirem essa infâmia de nosso patrimônio, nosso cartão postal.
Fica aqui o apelo dessa blogueira, por favor autoridades do Executivo, retirem essa infâmia de nosso patrimônio, nosso cartão postal.
Coloquem a mão na consciência!!!
A seguir a postagem do Facebook:
No governo anterior, fizeram absurdos com a iluminação, mas dessa vez, acho que venceram os limites do suportável.
Postagem original 30nov2014 às 19h26min.
Fico cá com meus botões a pensar o sentido que tem de se fazer uma árvore de Natal pra colocar sobre a bela fonte da histórica e bela Praça Dona Ermelinda. Para o turista? Sem sentido, porque o turista certamente em sua terra ou em qualquer outro lugar poderá ver uma árvore de Natal, igual, pior ou melhor do que essa...; para o miracemense, não faz sentido, pelo mesmo motivo; portanto, penso que seja falta de criatividade e desrespeito ao patrimônio histórico tombado do município.
Certamente, que a fonte iluminanda e jorrando água é uma imagem que retrata a identidade da cidade, uma imagem única, que marca o imaginário dos cidadãos e moradores de Miracema, bem como o imaginário do visitante, que sempre lembrará dessa visão que só em Miracema, com toda sua pecualiaridade existe.
Atualização 01dez2014, à 01h17min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário