Foto: José Anderson Caveari Pimenta, no Facebook. |
Na véspera do Natal, o Facebook foi palco de uma denúncia importante. Sob o título "Assassinato no Centro de Miracema", o internauta miracemense, José Anderson Caveari Pimenta, que é membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Miracema, informava a todos sobre a morte de 2 exemplares de oitis, árvores características do Noroeste Fluminense. Esse tipo de arborização urbana é típica da região, foi plantado desde a década de 1950, além disso é tombado pelo patrimônio histórico, cultural e paisagístico estadual, via Inepac.
Como mostra a fotografia, os dois exemplares se localizam em frente ao antigo Hotel Braga, na Av. Marechal Floriano, ou Rua Direita, principal rua do Centro histórico da cidade. Esse prédio está em obras.
Segundo uma internauta que esteve no local: "Qualquer um que tiver interesse em observar melhor, verá furos nos troncos, alguns estampados com cimento, outros não... destes furos estão azulados. trata-se de um herbicida, o mesmo usado numa árvore no Vale do cedro que acabou quebrando com a última ventania."
O secretário de meio ambiente do município, Emerson Luiz Pereira, confirmou: "Percebi na minha visita e também fotografei exatamente o que você viu. Aguardo Laudo oficial do Gustavo e da Débora Engenheira Ambiental."
Além da Secretaria de Meio Ambiente, o blogue recebeu a informação de que a Secretaria de Cultura e Turismo também está acompanhando o caso.
Quem quiser acessar à mensagem direto no Facebook clique aqui.
2 comentários:
Tanta coisa importante "morrendo" em Miracema...
Não desmerecendo o acontecido, é importante ser investigado.
Mas queria que as pessoas tivessem o mesmo ímpeto pra lutar contra o que vem acontecendo em Miracema:
Cadê as ruas da cidade??
Cadê a Godan??
Cadê o frigorífico??
Cadê o dinheiro descontado dos servidores (11% do FPP e 3% do CAMEDS), que por Lei deveriam estar sendo repassado a CAPPS??
Lamento muito a inversão de valores.
Caro Anônimo,
Publiquei sua postagem para que pudesse respondê-la e também para deixar uma coisa muito clara: um problema não exclui o outro.
O caso desses oitis, nomeada, institucional e publicamente patrimônio municipal e estadual, dizem respeito à preservação do nosso centro histórico e da paisagem e ambiente.
O blog sempre tratou desses assuntos.
Quanto ao caso dos servidores, não recebemos informação para divulgar, sempre que recebemos publicamos.
Não é menos e nem mais importante, ambos são importantes. Há espaço para tudo na internet, talvez você encontre outros que tenham maior identidade contigo.
Agora, não me diga que é inversão de valores!
Afinal, é algo bastante abstrato. Se tem algo que queira publicar, identifique-se e nos envie que iremos analisar.
Talvez você queira julgar nossas postagens à mercê de seus interesses... pense nisso!
Postar um comentário