Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ITAPERUNA: PLANTIO DE ÁRVORES NA ÁREA URBANA A CADA BEBÊ QUE NASCER

Outro dia postamos aqui o que foi denominado de assassinato de uma árvore no centro histórico da cidade de Miracema. Por incrível que possa parecer, Miracema fica num vale e também é bem quente. Mas, a iniciativa do antigo prefeito Altivo Linhares, na década de 1950, de plantar árvores na área urbana da cidade, faz com que haja sombra e a cidade não seja tão quente como a vizinha Itaperuna, além de outros fatores, claro.
O jornal O Dia divulgou uma matéria hoje, intitulada "Itaperuna vai plantar uma árvore para cada bebê que nascer", que dá conta de um projeto do governo municipal, que "para incentivar a arborização, a cidade do Noroeste Fluminense criou um programa em que, para cada bebê que nascer, será plantada uma árvore, “batizada” com o nome da criança."
A matéria diz ainda que, 
Assim que faz o teste do pezinho, uma funcionária do centro de saúde apresenta o projeto ‘Uma criança, uma árvore’. Nele, os pais do bebê vão receber uma muda de alguma espécie de vegetal da flora brasileira e nativa da região para ser plantada no município. Para motivar a participação das famílias no programa, será entregue um certificado com os dizeres “Criança amiga da natureza”, onde estará a data de nascimento da criança, nome popular e científico da árvore, bem como a data e o local do seu plantio. A árvore ganhará ainda uma plaquinha com o nome da criança.
Itaperuna é conhecida pelas altas temperaturas, por se localizar em um vale. Neste verão, chegou a registrar a mais alta da estação, com sensação térmica de 50 graus. Para piorar, acidade tem poucas árvores e o Rio Muriáe, que corta o município, está secando, principalmente por falta de reflorestamento nas margens.
O objetivo é educar e conscientizar as pessoas de que a arborização traz mais qualidade de vida e ajuda a equilibrar o meio ambiente. A cada mês, cerca de 110 crianças nascem em Itaperuna. “Estamos com 100% de adesão. Se cada uma plantar uma muda de árvore, rapidamente aumentaremos muito a área verde da cidade”, afirmou o secretário de Saúde de Itaperuna, Marcelo Poeys.
[...]
O plantio das mudas vai acontecer em locais vistoriados e aprovados pela secretaria. Serão observadas as normas municipais de urbanismo e arborização. O local do plantio pode ser escolhido pelos pais, desde que atenda às regras do Plano de Arborização Urbana, não prejudicando as calçadas, a rede de transmissão de energia elétrica, de água ou esgoto. Se morar em um lugar em que o plantio da árvore seja impróprio, a secretaria vai realizá-lo em outro local, como praças, áreas verdes públicas ou particulares.
“No passado houve muito desmatamento e estamos pagando o preço agora: temperaturas altas, seca e oxigênio carregado de impurezas. Espero que este projeto melhore o nosso município e se espalhe por diversas outras cidades do interior”, destacou o prefeito Alfredo Marques Rodrigues, o Alfredão.

Parabéns ao município de Itaperuna, daqui há algum tempo, estaremos usufruindo dessa excelente iniciativa.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG