Arquivo VAGALUME

sábado, 4 de abril de 2020

CAUSOS DE GILSON COIMBRA NA QUARENTENA

Em tempos de quarentena devido à pandemia de Coronavírus, vou registrando aqui os causos que passam na minha "timeline". É um esforço pra saúde mental e sei que informação é bom e muita gente gosta.

Tudo começou com um meme no Facebook com o apelo: "Se você usou calça USTOP, pelo amor de Deus, não saia de casa!"

Muitos comentaristas sequer conheceram essa marca de calça jeans, mas um miracemense muito inteligente e de uma memória singular, nos relatou histórias super interessantes e ilustradas.

Gilson Coimbra, miracemense que mora lá do Centro Oeste, para onde emigrou há algumas décadas, filho do Sr. Gerson Alvim Coimbra, que foi proprietário de uma loja, camisaria, na Rua Direita, conta sua experiência... Segue nosso diálogo:
Pior ainda para quem, como eu, usou a FarWest da Alpargatas e depois a Lee... essa sim o grande sucesso...

FarWest era da época em que não se desbotava o jeans ainda... meados de 50. Só fui usá-la em meados de 60...

Mas aí já existia a Lee, importada, que desbotava... Jovem Guarda na área...


Depois nos 70 (50 anos atrás) que surgiria a USTop a brasileira que desbotava como a Lee ...

E depois a Levi's....

A Levi's foi criada para atender aos moldes do Brasil na época.... eram mais justas em cima... realçavam as anatomias masculinas (frontal) e femininas (fundos)... hehehehe

Afinal andei trabalhando com isto na Loja de meu pai, embora na época, qdo saiu o jeans, a gente não vendia porque meu pai tinha o nycron que os comerciais diziam: "Não amarrotam e nem perdem o vinco"...
O do "senta...levanta...senta...levanta..."
Meu pai era tradicional... o povo também... hehehehe
Lembra da Lolinha Angel Tostes ??? Ela quem vendia jeans em Miracema inicialmente... hehehehe
Só se lembram disso tudo o que eu disse os mais erados como eu... hehehehe
Claro que me lembro da Loja da Lolinha, ficava bem na esquina da Rua Direita com Praça D. Ermelinda, no meu tempo, anos 80. Era uma boutique. Acho que até meados dessa década a loja ainda existia.
Pra ilustrar, ele indica alguns vídeos: "O nycron na tv com o Cláudio Marzo novinho... hehehe".



Desculpe eu ter "bagunçado" sua postagem Angel TostesMas... o foco dela somos nós.... hehehehe
Mas vou colocar um comercial famoso da USTop aqui só pra ilustrar...
"Liberdade é uma calça velha azul e desbotada..."
Eles nem imaginavam que 40 anos depois as calças da moda seriam todas rasgadas... esburacadas... puídas... artificialmente... hehehehe

De um simples meme tantas experiências compartilhadas. Calça Lee me lembra meu pai. Só agora que fala calça jeans. Cresci ouvindo ele dizer calça Lee americana.....
É... a gente não falava jeans...
Falava calça Lee... Muito sucesso... Músicas da época falavam dela....hehe
Olha que o Gilson é muito mais jovem que o meu pai... essas marcas e roupas jeans marcaram gerações.


No meio da prosa, a brasileira, fluminense, Lourdes Brasil, que está fazendo quarentena no México, onde foi como professora convidada, lembra que não usou calça jeans:
Não usei. Meu pai não me deixava usar calça comprida.
O primeiro vídeo destaca bem, que usar calças FarWest é perigoso, a modelo do filme é uma mulher e marcar o corpo, num mundo machista, era expor a sexualidade. Salve a Revolução Feminista!

Gilson logo complementou: "Realmente naquela época era assim.. Depois da revolução feminista dos anos 60 as coisas foram mudando... O símbolo dessa época no Brasil foi Leila Ďiniz... que apareceu na praia grávida e de biquíni... que escândalo.. hehehe"

"Leila Diniz revolucionou os costumes em plena ditadura militar". Crédito: mdemulher.abril.com.br. Fonte: https://www.abcdoabc.com.br/abc/noticia/mulheres-que-fizeram-historia-leila-diniz-18545. Acesso em: 04-abr-2020.
Sobre Leila Diniz, nosso memória gigante informa sobre uma postagem que fez no seu blogue (aqui) e também uma entrevista no Pasquim.

Assim, seguimos com essa rede de afeto na quarentena! Pedimos a todos que FIQUEM EM CASA até que as autoridades sanitárias liberem.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG