Da internet. Ilustração. |
Por Crica Viegas
Para a classe média trabalhadora que se acha rica porque tem apartamento e carro SUV financiado, o patrão às vezes dá um trocadinho de fim de ano dizendo que é divisão de lucro e você, bobinho, acredita!
Entendeu que é você e não o dono da empresa para a qual você trabalha que produz e gera riqueza para a economia girar?
E ela só volta a girar se houver pessoas vivas para isso. Nenhum CEO faz uma empresa funcionar se nela não houver trabalhadores. O mercado não é uma pessoa, não possui corpo, mas possui uma "mão invisível" que achata desde sempre a curva dos salários para dar cada vez mais a quem ganha para especular. Quem tem corpo é o trabalhador, que vende sua força de trabalho, e é desses corpos que trabalham que estamos vendo pilhas serem jogadas em valas comuns. Os patrões estão brincando de vida selvagem de lavar roupa e fazer comida em seus iates, ilhas e mansões e fazendo fotos pro Instagram posando de quarenteners.
Os capitalistas, por nada produzirem a não ser desigualdade, estão desesperados e são, como sempre foram, capazes de qualquer coisa para ganhar mais dinheiro.
Mas não se esqueça de que sua vida para eles é só um número que deixará de onerar a previdência social ou ficará para o banco naquele plano de previdência se você morrer. Não se engane nem se iluda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário