Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 14 de maio de 2020

MIRACEMA: MONITORAMENTO COVID 19 (14-MAIO-2020)


O município de Miracema acabou de divulgar o Monitoramento Epidemiológico da COVID 19, o primeiro com esse formato até agora divulgado. Como se observa os dados estão abertos agora com os casos confirmados distribuídos pelas seguintes categorias: faixa etária, bairros e sexo.

Logo em seguida, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Lucinha Faver, publicou no seu perfil no Facebook uma breve análise desse boletim, que resume bem o quadro acima descrito.
Enfermeira Lúcia Tostes Faver.
Uma breve análise do último boletim epidemiológico de Miracema.
TOTAL DE CASOS
[CONFIRMADOS]= 13
POPULAÇÃO: 27.174 ( IBGE 2019)
Por sexo :
Homens - 7 casos ( 53,8%)
Mulheres - 6 casos( 46,2%)
Por faixa etária;
20 a 29 anos - 1 caso ( 7,7%)
30 a 39 anos - 3 casos (23%)
40 a 49 anos - 4 casos(30,7%)
50 a 59 anos - 1 caso(7,7%)
70 a 79 anos - 3 casos(23%)
80 a 89 anos - 1 caso (7,7%)
Por Bairro:
Jardim Beverly - 2 casos (15,4%)
Santa Tereza- 3 casos (23,1%)
Hospital- 2 casos (15,4%)
Centro Redentor -1 caso ( 7,7%)
Vila Nova - 4 casos (30,7%) 
Paraíso do Tobias - 1 caso ( 7,7%)
Levando em consideração que a faixa de 20 a 49 anos soma 61,5 % , e teoricamente trabalham, dá para saber a importância econômica (o impacto).
A faixa de 50 a 89 anos soma 38,5% e requer um importante acompanhamento da vigilância, pois é a faixa que mais apresenta comorbidades e portanto de maior risco .
Se analisarmos a situação da Vila Nova ficaremos bastante assustados, pois o bairro é bastante populoso, com condições de moradia e saneamento básico bastante precários e representa sozinho 30,8% dos casos.
Tudo isso nos mostra que o que vem acontecendo hoje é reflexo do comportamento das pessoas nas últimas 2 semanas.
Torno a dizer que estamos numa curva ascendente e que a tendência é piorar nas próximas semanas, visto que a população não tem colaborado.
O uso de máscara é fundamental e se encontram disponíveis para distribuição em todos os postos de saúde. Mas também é importante frisar que a máscara deve ser higienizada e que seu uso tem prazo de validade, após o prazo deve ser trocada. Não adianta máscara no pescoço ou só na boca e não cobrindo o nariz (isso só serve para aumentar a contaminação).
As práticas de higiene já amplamente divulgadas - lavagem das mãos, álcool gel ou 70%. Manter o isolamento social e se precisar sair use máscara.
Só há uma maneira de evitar aumentar o caos que estamos vivendo que é manter isolamento social e para isso é necessária a colaboração da população.
Quando isso vai passar? Não sei ... Mas sei que se não houver colaboração da população isso vai durar muito tempo .
Fique em casa! [Grifos nossos]

A seguir posto aqui um gráfico não oficial, feito por mim, através dos registros informados nos boletins diários, que mostra um novo rumo que a curva começa a tomar de inclinação. A tendência ainda não é tão inclinada, mas poderá vir a ser em breve e então não se pode esperar para ampliar o nível de isolamento, que os especialistas apontam ser de 70% de isolamento, o nível ideal para o achatamento da curva. Essa é uma curva linear, mas na epidemia o comportamento é avaliado por curvas exponenciais, dado o progresso das contaminações. Por enquanto, creio que essa curva já mostra bem o comportamento até agora.

Clique sobre a imagem para ampliá-la.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG