Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 1 de julho de 2020

FALECEU HOJE NO RIO O EX-DIRETOR DO FANTÁSTICO E MIRACEMENSE JOSÉ ITAMAR DE FREITAS

A notícia foi divulgada pela Globonews e também por toda a imprensa. Com 85 anos, o jornalista, escritor e compositor José Itamar de Freitas faleceu por consequência da COVID 19. Estava internado no Rio, no hospital São Lucas, desde o dia 21 de maio. 

O falecimento foi hoje, mas segundo divulgou a Secretaria de Cultura de Miracema, seu desejo era ser enterrado em Miracema, na impossibilidade, será cremado e suas cinzas levadas para a terra natal.

Nos arquivos da Biblioteca Nacional, encontrei uma matéria do jornal Correio da Manhã, de 1971, que traz um relato do lado artístico, de compositor, do ilustre miracemense.

Fonte: Arquivos da Biblioteca Nacional. Para facilitar a leitura, salve a foto e a amplie.
A reportagem acima conta um pouco da sua história na terrinha, da família, de seus estudos em Cataguases e a ida para o Rio de Janeiro, com 20 anos, para estudar Direito e ser juiz, que era o desejo dos pais.

O saudoso miracemense na matéria do Portal Imprensa de 12-maio-1988, dos 15 anos do Fantástico.

Não menos artístico e genial foi sua carreira de jornalista, que lhe rendeu muito sucesso. Foi um dos gênios do Fantástico e diretor geral por muitos anos. Na comemoração dos 15 anos do programa foi publicado no Portal Imprensa, edição de 12 de maio de 1988, uma interessante matéria que registrava o sucesso do programa sob a direção do miracemense. A matéria pode ser acessada aqui.

José Itamar de Freitas recebeu o Prêmio Esso de Jornalismo em 1965 e realizou muita coisa boa na vitoriosa carreira.

Eu cresci ouvindo meus pais se referirem a ele como um grande ser humano, um profissional genial e um miracemense ilustre. Mas, quando dei a triste notícia ao meu pai, senti que ficou impactado, emocionado. Meu pai me disse que foi amigo de infância do Maeco, como era conhecido, que manteve contato quando de suas vindas a Miracema, mais recentemente, por conta da propriedade rural, muito bem cuidada!

A pedido do meu pai e por nós, enviamos os sinceros sentimentos de pesar pelo falecimento de José Itamar de Freitas ao irmão, João Batista de Freitas, e a todos os familiares.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG