O livro foi idealizado e começou a ser escrito pelo meu tio João Baptista da Costa, ex-vice-governador do antigo Estado do Rio de Janeiro, falecido em 1996.
Agora, 25 anos depois, a família pôde, finalmente, concluir o trabalho.
João Baptista da Costa nasceu em Paraíso do Tobias, em 1920, e tornou-se um jornalista empreendedor e uma liderança política de expressão.
Essas imagens, assim como fotografias do autor e de famílias de Paraíso do Tobias reproduzidas no livro, estão disponíveis para download no seguinte link:
Em Miracema, o livro estará à venda na forma impressa e digital no Centro Cultural Melchíades Cardoso, cujo contato nas redes sociais pode ser feito no perfil Cultura de Miracema.
Foi nesse perfil também que tomamos conhecimento sobre o lançamento realizado nesse O1 de maio, Dia do Trabalhador, do livro "Fios da Vida", da autoria de Ana Elvira Utrini Vieira Constâncio, que traz um importante resgate da memória e da história das mulheres operárias que labutaram na histórica Fiação e Tecelagem São Martino, em Miracema.
Além de registrar a memória das trabalhadoras, também faz um resgate da indústria miracemense, que foi uma das responsáveis pela geração da classe operária num distrito basicamente agrário. Fundada em 1906, os tributos gerados pela indústria também foram fundamentais para o fortalecimento da localidade e contribuíram pra sua emancipação do município de Santo Antônio de Pádua.
O lançamento foi realizado através de um vídeo divulgado também no perfil citado, que pode ser assistido aqui. O livro em formato pdf será disponibilizado também pelo Centro Cultural Melchíades Cardoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário