Ontem à tarde, dia 13-maio-21, a Secretaria de Saúde de Porciúncula, no noroeste fluminense, divulgou um alerta à população, com o seguinte teor:
A Secretaria Municipal de Saúde de Porciúncula informa que na presente data, conforme informações fornecidas pelo CIEVS-SES-RJ, foi detectada na cidade a variante P2 do coronavírus.O sequenciamento genômico por amostragem foi realizado pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ) e a amostra selecionada pelo mesmo laboratório para monitoramento da nova variante.
A usuária detectada com a variante P2 se encontra e bom estado de saúde e não foram relatados históricos de viagens ou contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas em que há circulação de novas variantes.Ações realizadas:- Monitoramento do evento e articulação estadual/municipal;
- Repasse de orientações pela Vigilância Epidemiológica do Município quanto ao rastreamento do caso para investigação da evolução do mesmo, monitoramento de contatos e importância do isolamento;A variante em questão atinge principalmente pessoas entre 20 a 39 anos, e se faz necessário que todos permaneçam em casa, uso de máscara, higienize as mãos e mantenha todos os protocolos de sanitários.
A região noroeste e norte fluminense, como já informamos agora, apresenta circulação de variantes do Sars-Cov-2, comO várias cidades tecnicamente já registraram. Portanto, é fundamental que a população observe com rigor as recomendações de prevenção, que ajudam a reduzir a transmissão.
É fundamental a comunicação do poder público com a sociedade diariamente. Insisto com esse tema!
Ontem na CPI da Pandemia, onde foi testemunha o Sr. Fábio Wanjgarten, secretário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ficou mais uma vez claro como é importante a boa comunicação no enfrentamento à pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário