Construçao da Ponte Ary Parreiras, em Itaocara-RJ, 1936. Fonte: folhaitaocarense.blogspot.com |
Ponte Ary Parreiras será parcialmente interditada para obras entre Aperibé e Itaocara
O SerraNews divulgou que o DER-RJ anunciou o início das obras de recuperação estrutural do passeio de pedestres da Ponte Ary Parreiras, na RJ-116 sobre o Rio Paraíba do Sul, entre Itaocara e Aperibé. Para a realização das obras, a ponte será parcialmente interditada a partir do dia 03 de novembro, entre 13h e 19h, apenas para veículos pesados; o fluxo para veículos leves continuará normal no sistema de ‘pare e siga’.
Com cerca de 1 quilômetro de extensão, ligando Itaocara e Aperibé, é um dos cartões-postais das cidade e já foi a maior ponte da América Latina. A ponte foi inaugurada em 3 de maio de 1936.
A título de registro, essa ponte foi uma conquista do Prefeito de Pádua à época, Altivo Mendes Linhares, que conseguiu "duas grandes obras: o Grupo Escolar Ferreira da Luz e a ponte sobre o rio Paraíba, em Itaocara. Não [chegou] a inaugurar em virtude de passar a responder um processo em Petrópolis" (BLOGTADEUMIRACEMA . Acesso em 29-out-2021).
Construída para ligar as cidades de Itaocara e Aperibé. Como bem registra a Folha Itaocarense, a data desta importante e grandiosa obra coincide com o aniversário de emancipação político-administrativa de Miracema. Isso porque no dia da inauguração da ponte, pelo então Governador Protógenes Guimarães, o Prefeito de Itaocara, Alcebíades de Carvalho e o Pároco de São José de Leonissa, José Joaquim de Albuquerque, Protógenes atravessou o Rio Paraíba do Sul para elevar o ex-distrito de Santo Antônio de Pádua à categoria de cidade.
O jornal relata que:
Com o avanço da malha ferroviária sobre o Noroeste Fluminense no final do século XIX, era esperada a construção de uma ponte que ligasse as linhas férreas que passavam por Três Irmãos e a que terminava em Portela. Somente na década de 1920 a Estrada de Ferro Leopoldina iniciou um projeto para a construção de uma ponte rodo-ferroviária para conectar Portela e Três Irmãos, entretanto, a cobrança de impostos fez com que o projeto não fosse a frente, mas devido à necessidade da ponte o governo arcou com a construção, que aconteceu em outro trecho e sendo a ponte apenas para veículos rodoviários.
Estima-se que cerca de 23 mil sacos de cimento foram usados na obra da ponte e mais de 400 trabalhadores empregados. Durante a construção, na gestão do Governador Ary Parreiras, a ponte chegou a ser considerada a maior de toda a América Latina.
[...]
Com "mão única", a ponte não atendia mais o crescente tráfego de veículos pela RJ-116, única rodovia que liga Itaocara à cidade de Aperibé. Somente em 2000 a ponte passou por obras para alargar o "tabuleiro", permitindo a "mão-dupla" da via. No mesmo período também foi construída uma passarela para pedestres.
Ponte Ary Parreiras sobre o Rio Paraíba do Sul e ao fundo a Serra da Bolívia - Foto: Arquivo/Folha Itaocarense |
Na comemoração dos 80 anos da ponte, em 2016, foi que a Folha Itaocarense fez essa importante matéria. À época as condições da ponte já não eram boas, conforme relatado: a Ary Parreiras apresenta péssimo estado de conservação, apesar de ser uma das mais importantes pontes do estado. Placas do reforço metálico na estrutura já caíram e outras ameaçam a cair, assim como a passarela, que põe em risco os pedestres e ciclistas que passam por ali.
O jornal também destaca que o tráfego intenso de veículos pesados se tornou um problema Que havia um projeto para a construção de uma nova ponte a fim desafogar o trânsito da ponte, que chegou a ser cogitado junto com o projeto da construção da UHE Itaocara, entretanto, o projeto caiu no esquecimento das autoridades.
A expectativa é de que a obra anunciada pelo Departamento de Estradas de Rodagem - DER-RJ - supra as necessidades apontadas.
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