Matéria do Jornal Nacional, da Rede Globo, divulgada ontem (25), dá conta de que "75% dos conselhos e comitês nacionais foram extintos ou esvaziados no governo Bolsonaro". Para acessar a reportagem clique aqui.
Não é só no âmbito federal, gestores estaduais e municipais autoritários buscam desqualificar essas instituições participativas, que no Brasil sempre tiveram um papel robusto. Tem autores que citam que nem no Canadá, na Itália e nos Estados Unidos, onde existem fóruns institucionalizados, aos quais os do Brasil se assemelham, há a vitalidade que essas instâncias sempre apresentaram no Brasil.
É nos conselhos que os diversos interesses se encontram, dialogicamente, para ponderar, refletir e decidirem sobre políticas públicas. É onde a sociedade tem voz, através de seus representantes, que se reúnem publicamente. São instituições que discutem, refletem, decidem, orientam, propõem e fiscalizam o poder público em setores determinados: meio ambiente, saúde, assistência social, idoso etc.
Esses governos avessos à participação social promovem um verdeiro ataque à democracia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário