Novo decreto prevê retorno das aulas presenciais e liberação do uso de máscaras em local público aberto.
Em novo decreto (Nº 6609/2021) emitido nessa segunda-feira, 01 de novembro, a Prefeitura de Itaperuna autorizou o retorno das aulas presenciais nas unidades de ensino públicas e particulares, além da liberação do uso de máscaras em local público aberto.
Para a decisão, foram consideradas a melhora do cenário epidemiológico no município, com menor taxa de transmissão e hospitalizações por covid-19, e o avanço da cobertura vacinal da população.
O documento também estabelece a volta do horário normal de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e a obrigação de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 em casas de show e espetáculos, boates, arenas, para casamentos e aniversários, formaturas, confraternizações, solenidades, encontros sociais, partidários e de entidades associativas.
Para uma volta segura às escolas, está mantido o uso obrigatório de máscaras de proteção e a maior ventilação possível nos ambientes. As salas de aula poderão retornar às suas configurações iniciais, recuperando a capacidade de estudantes que acolhia no período anterior à pandemia.
Leia o decreto na íntegra:
NOTA DO BLOGUE:
Conforme orientação da FIOCRUZ sobre volta às aulas com segurança, a instituição orienta que "cada município utilize indicadores que avaliem e garantam o controle da pandemia e a baixa transmissão comunitária do vírus. Entre os sugeridos estão a porcentagem de testes diagnósticos positivos menor que 5%, nos últimos sete dias; taxa de contágio com valor R menor que 1 (ideal 0,5) por um período de, pelo menos, sete dias e a taxa de vacinação acima de 80% da população total.
O secretário estadual de saúde do RJ também informou, no dia 29-out que: "- A partir de agora, os municípios deverão estar com risco de transmissão da doença muito baixo (verde), baixo (amarelo) ou moderado (laranja) para poderem flexibilizar o uso das máscaras quando 65% de toda a sua população ou 75% do público-alvo estiverem imunizados com as duas doses da vacina contra a Covid-19 ou com a dose única, do imunizante da Janssen"..
Lamentavelmente, Itaperuna é um município que não divulga o percentual da população vacinado com D1 e D2+DU. Assim, é difícil saber a proporção da população vacinada. Consultei agora os dados do vacinômetro estadual, onde constam pouco mais de 36% da população vacinada com as duas doses e dose única. Portanto, com essas informações, a decisão do município parece temerária, pelo menos, quanto à liberação de máscaras em local público aberto.
Ascom PMI
Nenhum comentário:
Postar um comentário