Recepção ao ex-deputado Maurício de Lacerda e sua família, na Fazenda Boa Vista. Acervo de Marcelo Salim de Martino. |
A Fazenda Boa Vista foi testemunha de importantes momentos públicos da cidade e até mesmo do país.
Foi lá que Altivo teve os primeiros contatos com os revolucionários de 1922. Em 1925 recebeu a visita de Tasso Tinoco, 1º Tenente, Mário Ferreira e Alcides Araújo. Tasso passou alguns dias na fazenda, antes de partir para Campos.
Em 1926, recebeu o ex-Deputado Federal Dr. Maurício de Lacerda e família, que o apresentou a pessoas da mais alta esfera política, como Oswaldo Aranha, Ary Parreiras, Juarez Távora, Raul Pilla, Plínio Casado, Macedo Soares, dentre outros.
Altivo abraçou a política, integrando-se à corrente liderada por Nilo Peçanha. Participou das Revoluções Tenentistas de 1922, 1924 e 1930.
Maurício Paiva de Lacerda (1888-1959), nasceu em Vassouras, filho de Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda, deputado constituinte em 1891, deputado federal de 1894 a 1896, ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas de 1897 a 1898, no governo Prudente de Morais, e ministro do Supremo Tribunal Federal em 1912, e de Maria da Glória Paiva de Lacerda. Era irmão de Fernando de Lacerda e Paulo de Lacerda, líderes do Partido Comunista do Brasil, depois chamado Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Em 1907, tornou-se diretor do jornal Agrário, de Miracema (RJ), função que manteria até 1913.
Para conhecer a biografia de Maurício de Lacerda, acesse aqui, no CPDOC-FGV.
Fontes:
CPDOC-FGV
Inventário das Fazedas do Vale do Café Fluminense, "Fazenda Boa Vista". INEPAC-RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário