Arquivo VAGALUME

terça-feira, 22 de novembro de 2022

INEPAC INAUGURA ESCRITÓRIO TÉCNICO REGIONAL EM CAMPOS NESTA QUARTA-FEIRA


Unidade será responsável por cuidar de todas as cidades da Região Norte Fluminense

Os bens tombados localizados no Norte Fluminense serão acompanhados ainda mais de perto a partir de agora. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) inaugura, nesta quarta-feira (23/11), o novo escritório técnico regional de Campos dos Goytacazes, que vai ser responsável pelo acompanhamento da preservação histórica nos municípios que compõem a região.

Fruto de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio do Inepac, e a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, o escritório vai atuar não só na preservação dos 20 bens tombados da região, como de todo patrimônio cultural ali existente.

“Existe um compromisso do Governo do Estado com o seu patrimônio, que fala da nossa história e ancestralidade. No Norte Fluminense temos esta parceria com o município, com equipe integrada para elaboração de estudos e atendendo a uma demanda da região, que é rica e conta com um acervo dos mais belos do estado”, explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A Região Norte Fluminense abrange os municípios de Campos dos Goytacazes, Carapebus, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Macaé, Quissamã, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. De acordo com a diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, o Estado vai trabalhar em parceria com as prefeituras locais para mapear os bens culturais da região.

“O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Vamos atuar em conjunto para mapear os bens que preenchem os requisitos necessários, uma vez que as ações de tombamento podem fomentar o turismo, conferindo atividades econômicas ou culturais que permitam a sustentabilidade da cadeia produtiva em seu entorno”, explicou Ana Cristina.

O Escritório Técnico Regional do Norte Fluminense ficará sediado no Museu Histórico de Campos, localizado na Praça Santíssimo Salvador, nº 40, Centro, Campos dos Goytacazes – RJ. O funcionamento para atendimento ao público será às terças e quintas, das 10h às 17h, com agendamento prévio pelo e-mail etr.norte@inepac.rj.gov.br.

O Inepac ainda possui escritórios técnicos na Região Serrana, sede em Petrópolis; Médio Paraíba, em Valença; Baixadas Litorâneas, em Cabo Frio; e Noroeste Fluminense, em Miracema.

Foto: Antônio Leudo / Divulgação
Por SECEC-RJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG