Arquivo VAGALUME

sábado, 28 de janeiro de 2023

SOBRE OS ÍNDIOS E A REGIONALIZAÇÃO DO NOROESTE FLUMINENSE

Passo para informar que nosso espaço de bibliografias recebeu um artigo muito interessante. Aborda a regionalização do noroeste fluminense e seus habitantes originários, índios puris, coroado e coropós.

MARINHO, Ísis. PROCESSO DE REGIONALIZAÇÃO DO NOROESTE FLUMINENSE. Rev. Tamoios, São Gonçalo (RJ), ano 13, n. 2, págs. 78-93, jul-dez 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/download/30212/22585 . Acesso em: 28-jan-2023.


RESUMO

O artigo analisa o processo de regionalização da Região Noroeste Fluminense, com o objetivo de expor ações de hegemonias de poder do capital na produção e reprodução do espaço. Entendendo a região como um instrumento de ação e intervenção política, segundo a abordagem regional do materialismo histórico e dialético, destaca como índios Puri, Coroado e Coropó perderam o direito sobre as terras locais através de expansão da fronteira agrícola em consonância direta com o Estado e a Igreja Católica. Destaca ainda a importância desses índios na relação com as frentes de colonização para o estabelecimento da fronteira regional. Segue expondo como produtores agropecuários e agentes políticos locais se apropriam de reificações para caracterizar a região, visando angariar verbas do Governo Federal e reproduzir suas ações hegemônicas; racionalizando o espaço a serviço da reprodução do capital. Através das causas estruturantes dessa caracterização regional, o artigo expõe como a Região Noroeste Fluminense foi reificada pela pujança e fertilidade, pela cafeicultura de produção nacional, pela pobreza e carência de recursos públicos e pela agricultura familiar. 

Palavras-chave: Região Noroeste Fluminense; Regionalização; Reificação.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG