Arquivo VAGALUME

domingo, 1 de janeiro de 2023

VARRE-SAI: Inea reconhece a 108ª e 109ª Reservas Particulares do Patrimônio Natural

 


A partir de agora, o Estado do Rio de Janeiro contará com mais de 15 mil hectares de área de Mata Atlântica protegidas pelas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) reconhecidas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Isso porque o órgão ambiental estadual reconheceu durante o mês de dezembro, em caráter definitivo, a 108ª e a 109ª reserva, que juntas totalizam 8.977 hectares: a RPPN Xodó II e RPPN Barro Vermelho, ambas localizadas no município de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense.

No Estado do Rio de Janeiro, as RPPNs são consideradas unidades de conservação de proteção integral, e são criadas em propriedade privada, sendo permitidas atividades de educação ambiental, turismo e pesquisa científica.

Instituídas por iniciativa voluntária de seus proprietários, essas reservas são averbadas junto ao Registro Geral de Imóveis (RGI), reconhecimento esse que passa a acompanhar em caráter perpétuo a vida da propriedade.

“As RPPNs representam uma estratégia importante de preservação da biodiversidade, pois além de conservarem a área em si, também servem para conectar remanescentes de vegetação maiores e garantir o fluxo gênico entre as espécies da Mata Atlântica”, afirmou o presidente do Inea, Philipe Campello.

Os avanços na conservação de terras privadas no Rio de Janeiro ocorrem no âmbito do Programa Estadual de Apoio às RPPNs, instituído pelo Decreto Estadual nº 40.909/2007. Por meio do programa, o Inea oferece suporte técnico e orientações aos proprietários interessados.

Para mais informações, visite o site do Inea.

Do jornal O São Gonçalo 

2 comentários:

Anônimo disse...

Pretendo criar uma RPPN em minha propriedade, no entanto, encontrei obstáculos, pois as exigências e a burocracia, são bastante consideráveis.

AngelMira disse...

Já ouvi reclamações de dificuldades no âmbito municipal, por isso alguns vão via estado. Não sei se é o caso.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG