Cachoeiras de Macacu, cidade da região metropolitana e considerada a capital ecológica fluminense, possui cerca de 54% de Mata Atlântica preservada. Em 2023, nesse oásis, será realizado o primeiro carnaval sustentável do estado.
O material coletado durante os desfiles na Marquês de Sapucaí em 2022 será utilizado este ano para apoiar a folia local. Para Mariana Pinho, idealizadora do Projeto, é uma forma de aliar cultura, economia e sustentabilidade.
A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, diz que a cidade (que tem a maior unidade de conservação do estado, o Parque Estadual dos Três Picos) será um exemplo de Carnaval com lixo zero.
A ação é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e o projeto Sustenta Carnaval.
"O município que possui em seu território uma ampla cobertura vegetal, abrigando cerca de 60% da maior unidade de conservação do Estado, o Parque Estadual dos Três Picos, e que é responsável pelo abastecimento com água de qualidade para mais de 2,5 milhões de pessoas, precisa seguir investindo na sustentabilidade. A cidade detém o maior ICMS Verde do Estado e essa iniciativa contribui para nortear nosso trabalho. Além disso, temos um dos carnavais de rua mais tradicionais do Estado. Portanto, unir essas duas potencialidades da nossa terra é uma honra e grande alegria pra nós”, afirmou o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Miranda [PP].
Ao utilizar, reutilizar e transformar fantasias e adereços, o folião contribui para a redução de carbono, com menores impactos negativos ao meio ambiente.
Com informações de Leila Santos/Edgard Matsuki - Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário