Arquivo VAGALUME

domingo, 19 de março de 2023

"A INFAME GANÂNCIA DOS BANQUEIROS"

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) divulgou em sua página do Facebook um texto muito interessante que explica o que ocorreu para que os créditos de empréstimos consignados fossem suspensos para os beneficiários do INSS. O texto foi escrito para a  OLHO NO LANCE, OLHOS DE LINCE! , coluna semanal do sociólogo Léo Lince.


A INFAME GANÂNCIA DOS BANQUEIROS 
O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou uma redução minúscula nos juros do empréstimo para os aposentados e pensionistas. Ainda assim, a medida - correta - provocou a reação imediata dos magnatas do capital financeiro. 
Puxados pelos grandalhões, Bradesco e Itaú, vários bancos, em retaliação cruel, suspenderam os empréstimos. Em nota arrogante, a Febraban enfatizou o dogma intocável: “cada banco tem sua estratégia de negócios”. Acostumados a cobrar os juros mais altos do mundo, preferem extorquir no cheque especial e no cartão de crédito. 
Por ter uma taxa de juros menor, o crédito consignado é bastante utilizado pelos idosos, que não possuem outra fonte de renda além do parco benefício do INSS. Muitos deles pegam o consignado para fugir de linhas de crédito mais caras ou para garantir a mera sobrevivência. Descontado na fonte, inadimplência mínima. 
A elite da alta finança, que manipula montanhas de dinheiro alheio, pouco se lixa com a situação dos que padecem no vale de lágrimas da crise. Opera no limpo, no sujo e no mal lavado. Ganha com a política de juros altos, que inviabiliza a produção. Goela grande, não paga imposto na proporção devida. 
Ainda não ouviram o alerta dos profetas: a usura é o pecado capital do capital financeiro. Sem perdão para os que botam banca com o dinheiro dos outros e se valem disso para extorquir os demais. Lugar de destaque na história universal da infâmia. 
Os banqueiros estão no vértice do poder econômico perverso que atravanca o futuro do Brasil. Uma rapina organizada e contínua que crava suas garras até no desespero dos mais vulneráveis. Passa da hora de mostrar que existem limites para tamanha voracidade.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG