Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: "todos sairão perdendo se a devastação do Cerrado não for controlada."

 



Matéria do jornal da UNESP, de autoria de Eduardo Geraque, sob o título O Cerrado em seu momento mais difícil, que pode ser acessada aqui, traz informações de pesquisa recente sobre o cerrado e as mudanças climáticas.


É interessante conhecer o inteiro teor da matéria, no entanto, vamos apenas destacar o final.
A mudança climática já é visível

Por mais que o Cerrado seja um bioma complexo – e até por isso nem sempre as técnicas de restauração florestal muito mais bem estudadas por causa da Amazônia e da Mata Atlântica servem para a região – um dado já é tido como certo. O bioma, por causa do desmatamento, vem passando por uma forte mudança climática na última década. Algo que tende a se acentuar nos próximos anos, com impactos tanto para a biodiversidade quanto para a própria produção.

“Alguns estudos já mostram que não é preciso esperar pelo impacto das mudanças climáticas globais no Cerrado”, afirma a ecóloga Ludmilla Aguiar, da UnB. Isso porque, segundo ela, a extensa remoção da vegetação nativa causada pela expansão do agronegócio desde os anos 1970 já vem cumprindo esse papel. Em 2021, uma das pesquisas, publicada na revista Global Change Biology, mostrou que a temperatura média do bioma subiu entre 2,2oC e 4,0oC entre 1961 e 2019, enquanto a precipitação baixou 15% no mesmo período. Em um outro trabalho do ano passado, divulgado na mesma revista mas feito por um outro grupo de pesquisadores brasileiros, a mesma tendência se confirmou.

“A remoção da vegetação nativa aumentou a temperatura média em 3,5oC para algumas regiões e reduziu a evapotranspiração potencial entre 39% e 44%. O que mostra que os extensos desmatamentos no Cerrado para a implantação de pastagens e cultivos causam problemas para a sociedade em geral e também para o próprio agronegócio, que gerou o problema”, afirma Aguiar. Também na avaliação dos prejuízos, não há conflito: todos sairão perdendo se a devastação do Cerrado não for controlada.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG