A Prefeitura de Varre-Sai, no Noroeste Fluminense, criou o Gabinete de Enfrentamento às Arboviroses por meio de decreto emitido na última sexta-feira (23).
Ao g1, a Prefeitura informou que o gabinete já está em funcionamento. A medida foi anunciada depois do avanço da dengue e situação epidêmica no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo do gabinete é fortalecer as ações não só contra a dengue, mas também contra a chikungunya, zica e febre-amarela.
Outro objetivo é contribuir com a implementação do Plano Municipal de Contingência contra as arboviroses, que tem foco nas ações de Educação em Saúde.
"Caberá ao Gabinete, fortalecer a articulação entre a Vigilância Sanitária em Saúde e outros órgãos e entidades civis, contribuindo com ações de mobilização, prevenção, controle e combate às arboviroses. Bem como elaborar proposta de trabalho para mobilização, contribuir para a implantação e execução do Plano Municipal de Contingência contra as arboviroses; articular, acompanhar e incentivar as ações de Educação em Saúde; contribuir e integrar ações de promoção, prevenção e controle das arboviroses", divulgou a Prefeitura.
A coordenação do Gabinete está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Varre-Sai.
“É importante para a Secretaria de Saúde ter uma interlocução entre todas as Secretarias parceiras no Gabinete para poder atuar e buscar medidas efetivas de prevenção e controle do Aedes aegypti no município. Controlando assim, principalmente, o avanço da dengue que é o que mais nos afeta”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Fabbri Ramos.
Do G1
Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Fonte: Rede D´Or São Luiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário