Arquivo VAGALUME

sábado, 16 de março de 2024

MIRACEMA: VOCÊ CONHECE O PAPAGAIO CHAUÁ?

 

Um exemplar do Papagaio Chauá registrado na região do Conde, Miracema-RJ, por Hélcio Granato Menezes, observador de aves miracemense.

O chauá é uma ave psittaciforme da família Psittacidae. Também conhecido pelos nomes comuns de jirú, acamatanga, acumatanga, camatanga, camutanga, chauã, chuã, cumatanga, jauá e papagaio-de-cabeça-vermelha.
Cientista que descreveu: Salvadori, 1890

Seu nome científico significa: do (francês) amazona = nome dado a várias espécies de papagaios tropicais; relativo ao Rio Amazonas, relativo a Floresta Amazônica; e do (grego) rhodon = rosa, rosado; e de -koruthos, koruphë = com crista, com topete; rhodocorytha = com topete rosa. ⇒ Papagaio de crista rosada. ou papagaio com topete rosa, da floresta Amazônica.

Características

Mede cerca de 37 cm de comprimento, com a fronte e base da maxila vermelhas, loro laranja, espelho alar e cauda com nódoas vermelhas.

Alimenta-se de frutas, sementes, bagas, botões de flores e folhas.

Reprodução

Deve se iniciar na primavera, com o mês variando com a chegada das chuvas e conseqüente maior disponibilidade de alimentos.O período de incubação geralmente é de 24 dias e os filhotes levam cerca de 34 dias para sair do ninho.

Hábitos

Habita floresta tropical úmida tanto das baixadas litorâneas quanto das regiões altas do interior. Parece ser restrita a floresta primária densa por não se adaptarem as florestas secundárias ou que sofreram desmatamento seletivo. Existem poucos dados a respeito de sua biologia.

Principais ameaças

Categoria/Critério: Ameaçada. Intenso desmatamento provocado em toda sua área de distribuição; Declínio populacional; Exploração predatória.

Observações adicionais: Tamanho populacional reduzido ou em declínio com probabilidade de extinção na natureza em pelo menos 50 por cento em 10 anos ou 3 gerações.

Distribuição Geográfica

De Alagoas ao Rio de Janeiro, leste de Minas Gerais. Mata alta: em serras do mar e baixadas.

Fonte: Wikiaves.

O chauá habita a região do Conde, em Miracema, cujo registro (foto) foi feito pelo observador de aves, Hélcio G. Menezes.

É um animal ameaçado de extinção.

Vive em Miracema, junto com outros animais também ameaçados , na região onde pretendem instalar um aterro sanitário.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG