Arquivo VAGALUME

terça-feira, 23 de abril de 2024

DIA MUNDIAL DO LIVRO - POR DIONES MOTA

A
bro mão, mesmo que por minutos, das poesias que dão razão a minha existência. Venho falar do livro que, em minha análise, é o mais necessário no momento: "O Financiamento da Educação na Pandemia”, do meu amigo e professor da UFRJ, @fhabiosouza2022 .
Recebi o livro nessa segunda-feira, ontem, e já estou na página 91. Este livro foi um convite à minha memória de luta enquanto profissional da educação, onde fui presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB nos municípios de Itaperuna e, posteriormente, de Miracema, ambos da região Noroeste Fluminense do Estado. Naquela época, com pouco espaço de tempo de um para o outro, adoeci. Os motivos podem parecer óbvios e sérios para alguns e torpes e de ignorância para outros, mas aprendi que educação também se faz disso, felizmente ou infelizmente, não sei. Durei pouquíssimo tempo na presidência de cada um, minha criação e formação não me permitIam ficar mais. Saí! Mais tarde, como pedagogo do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), olhando para os 92 municípios do Estado, eu me senti ainda mais impotente e, ao mesmo tempo, na esperança de pessoas, como Fábio, denunciar em pesquisa o que fazem com o nosso dinheiro. Eu andei cansado, meu amigo, doente até, mas você me oxigena em meio a minha aflição que, às vezes, sinto tão solo, só minha mesmo.

Fábio, não sei se o seu livro torna tudo mais leve ou pesado, só sei que ele é necessário e, caso os profissionais da educação deste estado estivessem realmente preocupados com o financiamento da sua educação, seu livro esgotaria a cada dia. Mas, sinceramente, acho que é o começo. Feliz começo!

@fhabiosouza2022 , não se intimide enquanto homem, pesquisador e professor. Sei o que é isso na pele, nas amarras de um interior patrimonialista e coronelista. Continue… afinal, sempre somos expulsos de algum “Paraíso” quando provamos o fruto do conhecimento. Que sejas! Que sejamos! Com orgulho, ética e compromisso com o filho do trabalhador que acredita em uma educação pública e séria.

Gratidão, pelo presente!

Um forte abraço, Diones.

Postagem original no perfil do autor no Facebook, autorizada por ele, o Prof. Dr. Diones Mota, um conterrâneo que orgulha Miracema e Paraíso do Tobias.

O livro pode ser adquirido diretamente na editora: https://www.pacolivros.com.br/o-financiamento-da-educacao-na-pandemia

Também pode ser adquirido em vários outros sites de venda de livro.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG