
Conforme matéria da jornalista friburguense Janaína Botelho, no jornal Serra News, o Centro de Memória, Pesquisa e Documentação (CMPD), vinculado ao curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instalado no polo CEDERJ de Cantagalo desde 2010, organiza e mantém acervos documentais virtuais e bibliográficos relativos à história da cidade e da região serrana fluminense.
O professor Anderson José Machado de Oliveira é o responsável, sendo também o coordenador do curso de pós-graduação em História e de Iniciação Científica.
Segundo a historiadora Sheila de Castro Faria, o município de Cantagalo é muito pouco conhecido na historiografia brasileira, sobretudo no que diz respeito à sua atuação na economia cafeeira no período imperial.
Não por acaso, a historiadora cita a edição de um livro do suíço Johann Jakob von Tschudi (1818-1889), que apresenta uma imagem da Vila de Cantagalo descrita como Nova Friburgo.
Assim, a implantação do centro contribuiu para o despontar de muitos trabalhos acadêmicos inserindo o município na historiografia do Vale do Paraíba.
O CMPD não é uma unidade de custódia, após a catalogação, higienização, digitalização e organização dos documentos, são devolvidos às instituições de origem. O centro recebeu, por doação da historiadora Sheila Faria, uma biblioteca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário