Arquivo VAGALUME

terça-feira, 28 de maio de 2024

MIRACEMA: TERRA DE TALENTOS - CONHEÇA A HISTÓRIA DA BIÓLOGA MARCELA REZENDE



A história de Marcela, ex-aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CEDERJ no polo de Itaperuna - RJ, é um exemplo inspirador de superação e dedicação. Morando em uma cidade distante do polo, Marcela não se intimidou com os desafios e aproveitou ao máximo todas as oportunidades oferecidas pelo CEDERJ.

Desde o início da graduação, Marcela se destacou por sua proatividade e interesse genuíno pela área de biologia. Ela frequentava assiduamente as tutorias, aulas práticas, aulas inaugurais e visitas docentes, buscando sempre aprofundar seus conhecimentos e ampliar seus horizontes.

"Eu via os tutores e professores como exemplos", relembra Marcela. "Alguns deles eram mestrandos, doutorandos, pesquisadores  e eu achava isso incrível e me questionava: será que um dia eu serei capaz de chegar lá?".

Com essa motivação, Marcela traçou uma trajetória de sucesso acadêmico. Ao final da graduação, ela teve a oportunidade de desenvolver seu TCC na UENF, no setor de Biologia Vegetal, com o tema "Ensino de Anatomia Vegetal para alunos com deficiência visual".

Durante o mestrado, Marcela desenvolveu uma pesquisa inovadora com a Erva-baleeira e o Aedes aegypti, buscando por moléculas que sejam tóxicas ao vetor. A pesquisa de Marcela foi reconhecida com três prêmios: dois de Melhor Trabalho na categoria apresentação oral e um de Redação de Patentes, demonstrando o potencial biotecnológico do seu trabalho.

Em 2023, Marcela defendeu seu mestrado com êxito e ingressou no Doutorado no mesmo programa de Pós-Graduação, onde aprofunda seus estudos em busca de moléculas bioativas de extratos de plantas para combater patógenos humanos.

"Eu sempre digo que o CEDERJ mudou minha história e a minha vida", afirma Marcela. "O CEDERJ me deu a oportunidade de cursar uma graduação de qualidade em uma grande Universidade Pública e abriu as portas para que eu pudesse seguir a minha trajetória!".

A história de Marcela é um exemplo inspirador para todos que buscam alcançar seus sonhos. Com perseverança, dedicação e o apoio de instituições como o CEDERJ, é possível superar os desafios e conquistar grandes feitos.

Fonte: CEPERJ

Como a maioria dos miracemenses, historicamente, Marcela é cria da escola pública.

Fez o Ensino Fundamental no Álvaro Lontra e o Ensino Médio no Colégio Estadual Deodato Linhares.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG