Deputado apresentou emenda ao projeto da LDO 2025 visando garantir a valorização da cultura local e o desenvolvimento turístico das regiões.
O deputado Jair Bittencourt (PL) apresentou uma emenda ao projeto de diretrizes orçamentárias de 2025 (LDO/25) que propõe a implantação do projeto Turismo Rural nas regiões Norte e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A proposta visa garantir o desenvolvimento turístico das regiões a partir da promoção de eventos e passeios e a cultura ligada ao segmento rural.
"Entre os inúmeros benefícios que o turismo proporciona para a região, como a geração de emprego e renda a partir da criação de novos negócios para atender à demanda dos visitantes, um programa desse porte valoriza as tradições e as culturas locais. Somente esses dois motivos já justificam a aprovação da emenda", ressaltou o deputado.
A emenda foi aprovada pela Comissão de Orçamento da Alerj e será submetida ao plenário para aprovação ou rejeição.
Os municípios das regiões Norte e Noroeste reúnem enorme diversidade cultural, como eventos, culinária e artesanato típicos, que carecem de maior valorização para se tornarem promissores para a economia local.
Mais incentivo ao turismo na agricultura
Em 2022, o deputado já havia protocolado um projeto de Lei com finalidade parecida. É o PL 6099/2022, que institui o programa estadual de fomento ao turismo rural na agricultura (TRAF). Essa categoria abrange todo tipo de atividade turística que ocorre na unidade e produção dos agricultores familiares que mantêm suas atividades econômicas típicas.
De acordo com Bittencourt, o objetivo do projeto é promover ações relativas ao fomento dessas atividades na região. "Percebemos que um dos principais desafios nesse cenário da agricultura consiste, justamente, em gerar alternativas de emprego e de renda para a população do campo. Por isso a importância do projeto, que pode contribuir para reduzir, inclusive, os índices do êxodo rural", apontou o parlamentar.
O projeto de Lei ainda está sendo analisado pela comissão responsável.
NatividadeFM
Nenhum comentário:
Postar um comentário