Varre-Sai é uma cidade bem distante da capital fluminense, mas vem tomando projeção no cenário com a produção de café. O município também faz parte da maioria de municípios do noroeste fluminense onde o Legislativo atua com transparência ativa, disponibilizando ao vivo, em audiovisual, as sessões da Câmara Municipal. As transmissões são disponibilizadas pela TV Legislativa Web, no Facebook.
A iniciativa, muito comum nos espaços públicos nacionais, traz benefícios ao Legislativo e à sociedade como um todo. Além disso, incentiva a participação social, facilita o controle social e dá ao povo condições de avaliar a atuação dos vereadores. Além de viabilizar uma maior separação de poderes, o que não ocorre em algumas cidades, onde o Legislativo é refratário a essa transparência ativa. Em outras palavras, a separação não ocorre porque os Poderes Legislativo e Executivo estão comprometidos e envolvidos em acordos obscuros.
Em Varre-Sai, apesar de distante da capital, a transparência é mantida de forma ativa, sem necessidade de solicitação externa, com base nas tecnologias de informação disponíveis.
Por que o miracemense não tem direito e nem acesso às reuniões da Câmara de Vereadores ao vivo e em audiovisual?
Nenhum comentário:
Postar um comentário