Arquivo VAGALUME

sábado, 13 de dezembro de 2025

MIRACEMA: RUA TASSO ALVES BARROSO

Fotografia: Vinícius Lucena Pinheiro MartinsFoto: 21/03/2009.
 

A Rua  inicia-se na Rua João Santiago e termina na Rua José Azevedo Cruz, sem transversal, como uma travessa. Localizada no Loteamento Jardim Vista Alegre, atual Vista Alegre. A "Lei no. 561, de 24/10/1994, deu nome de Tasso Alves Barroso à Rua 4 do loteamento Vista Alegre, nesta cidade".

Luiz Carlos Martins Pinheiro, hoje saudoso, coordenador da obra Logradouros de Miracema, em seu volume VIII, atualizado em 01-jan-2011, relata que juntamente com o neto Vinícius Lucena reconheceu "esta rua na manhã do dia 21/03/2009 (sábado) [...] Sem pavimentação. Superfície de rolamento precária. Pouco edificada".

Deste blogue, postagem de 16-nov-2009, extraímos a seguinte informação: "A Prefeitura de Miracema recebeu verba de R$ 1.225.309,08 do Ministério das Cidades para pavimentar várias ruas e construir rede de águas pluviais na cidade. O prefeito Ivany Samel informou que a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo realiza essas obras de forma simultânea, começando pelos pontos mais necessitados, que são as ruas Tasso Alves Barroso..., no bairro Vista Alegre".


QUEM FOI TASSO ALVES BARROSO?

Foto cedida pela filha Ludmila

"Tasso Alves Barroso nasceu em 15 de fevereiro de 1933, embora tenha sido registrado em 15 de março do mesmo ano, na cidade de Miracema, RJ. Filho legítimo de Manoel Barroso e Hilda Alves Barroso.

Filho único, nascido após 12 anos de vida conjugal, sendo criado com muito carinho e cercado de muitos cuidados. Era uma criança tímida e muito inteligente.

Aos sete anos ficou órfão de pai, o que dificultou muito a vida de sua mãe, a qual era do lar e bordadeira. Daí foram morar com a Vó Luiza (sua Vó materna).

Para custear seus estudos ele também trabalhava, pois precisava de ajudar financeiramente em casa.

Fez o primário no Grupo Escolar Dr. Ferreira da Luz e posteriormente ginasial e técnico em Contabilidade no Colégio Miracemense.

Seu primeiro trabalho foi como vendedor de passagem numa empresa de ônibus.

Por benevolência de Henrique Padilha (Sorrica) passou a cobrador de seguros em troca do pagamento de seus estudos.

Trabalhou em várias outras atividades e foi ter sua carteira assinada pela 1ª. vez quando foi trabalhar no Bazar Leader.

Foi convidado a submeter-se a um concurso interno do Banco de Crédito Real de Minas Gerais S/A, para o cargo de contínuo. Logrando êxito, obteve a vaga e lá fez carreira. Logo foi elevado ao cargo de funcionário do Banco, haja vista sua dedicação e comprometimento.

Quando já era Gerente Administrativo, foi convidado pela Diretoria do Banco para ocupar uma vaga de Inspetor, ligada ao Departamento de Auditoria e Inspeção. Apesar de muito caseiro, aceitou o convite tendo em vista a possibilidade de melhor suprir as necessidades de nossos filhos, os quais já iniciavam seus estudos na Universidade.

Após uma grave doença licenciou-se do Banco em 20 de maio de 1991, mas voltou a ativa para aposentar-se em 30 de dezembro de 1991, perfazendo 35 anos, 1 mês e 24 dias de serviços prestados ao Banco.

Dona Hilda (mãe), Ernestina (mulher) e Tasso.

Casou-se com Ernestina Tostes Barroso (antes Ernestina Coelho Tostes) em 30 de maio de 1964, com quem teve três filhos: Tasso Jr. (dentista), Ludimila (educação artística) e Sávio (engenheiro mecânico).

Entre namoro e casamento viveram juntos 36 anos harmonicamente, uma linda história de amor.

Sua vida foi pautada na dignidade, caráter firme e imparcialidade em seus julgamentos.

Faleceu em 17 de outubro de 1993, deixando a mãe com 93 anos de idade e toda família saudosa.

FOI UM VENCEDOR!

Esposa Ernestina Tostes Barroso madrinha deste Capítulo".

FONTE: PINHEIRO, Luiz Carlos M.; ALVIM, Ricarda Maria L. LOGRADOUROS DE MIRACEMA, VOLUME VIII, 2011.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG