Arquivo VAGALUME

sábado, 15 de agosto de 2009

DADOS BÁSICOS DA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE

Os municípios que integram a região Noroeste Fluminense estão representados abaixocom suas respectivas áreas (km2), população e correspondem a 12% do território do Estado do Rio de Janeiro e 2% da população do mesmo estado, com relação a dados divulgados no ano de 2007, pelo IBGE. O bioma da região é predominantemente a Mata Atlântica.
Pouco mais da metade (54%) da população está concentrada nos 3 municípios mais populosos: Itaperuna, Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana, que juntos correspondem a 43% do território da região.


Após termos montado essa postagem, tomamos conhecimento da divulgação pelo instituto das estimativas populacionais dos municípios brasileiros tendo por referência o mês de julho/09. O quadro comparativo 2007/2009 está na imagem acima. Os dados evidenciam um crescimento de 5% no tamanho da população da região, mantendo o percentual de participação da região no total da população estadual (2%). A maior taxa de crescimento ocorreu nos municípios de Itaperuna, São José de Ubá, Porciúncula, Italva, Aperibé,Varre-Sai e Santo Antônio de Pádua, conforme os novos indicadores, cujo crescimento (6%,7% e 8%) superou o da região.
As informações são do site do IBGE que informa: "data de referência em 1º de julho de 2009. A partir da data da publicação [14/8/09], os interessados têm 20 dias para interpor as reclamações junto ao IBGE, que, após examiná-las, tem que enviar até o dia 31 de outubro do corrente ano as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.
Esses indicadores são importantes, porque o TCU os utiliza para distribuir o Fundo de Participação aos Estados e Municípios. No contexto da distribuição do ICMS aos municípios, a população também representa um dos critérios.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG