Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

PORQUE HOJE É O DIA DA ÁRVORE...

"Eu pensei que era preciso fazer alguma coisa. Quando você ouve algo, quando é informado de algo ruim, não fazer nada é ser cúmplice disso." [Do ativista político e cantor irlandês Bob Geldof referindo-se ao noticíario da década de 80, sobre a fome na Etiópia]


Hojé é o Dia da Àrvore, por isso trazemos à reflexão do leitor vagalume um tema que tem sido bastante comentado nos últimos meses: o TOMBAMENTO DO CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA, em especial das árvores (oitis), tão peculiares. É uma característica regional. Além de sermos a única cidade da região com aparência especial, de arquitetura preservada, praças belíssimas e que contagiam todo e qualquer visitante, somos a cidade que mais avançou em termos de preservação do patrimônio histórico-cultural-paisagístico e arquitetônico.
Nossa legislação sobre TOMBAMENTO figurou em vários cantos do país como exemplo para outros municípios. Nossa preocupação em preservar a identidade cultural da sociedade local foi motivo de premiação. Essa premiação possibilitou a existência do Centro Cultural Melchíades Cardoso, um dos mais organizados, mais bem estruturados de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que dirá do Noroeste Fluminense. Foi com a verba dessa premiação que o imóvel adquirido para a ampliação do nosso CCMC foi comprado.
A região Sul do país é um exemplo de beleza, de preservação, por muitos considerada o "primeiro mundo brasileiro", pois em termos educacionais e econômicos vem avançando a cada dia.
O jornal "Gazeta do Povo" divulgou uma matéria, onde cita que 51 árvores da cidade de Curitiba recebem proteção especial. Algumas indicadas pela população, outras por técnicos especializados no assunto. Bem antes de nossa Miracema, desde 1974, os paranaenses vêm tomando atitudes para salvaguardar o meio ambiente e também o seu patrimônio histórico, cultural, natural, incluindo aí  AS ÁRVORES!
A forma existente em nosso país para preservar todo esse patrimônio, evitando que ele seja destruído, desaparecendo assim toda a caracterização de um local, da história e da identidade de seu povo  é o chamado TOMBAMENTO.
Então, não foi por acaso que esses OITIS foram tombados pelo município em 1995, e também, pelo Estado do Rio de Janeiro, em março de 2008, num total reconhecimento do valor histórico, cultural e ambiental do patrimônio existente no nosso município, também para o Estado do Rio. Afinal, um estado é constituído por municípios.
E porque hoje é o DIA DA ÁRVORE, pedimos a você, LEITOR VAGALUME, que reflita:

Por que querem acabar com as árvores tombadas de nosso Centro Histórico?
Quais os motivos que levam um gestor público a tomar uma iniciativa tão vil, tão insensata?

Um gestor público erra, afinal somos todos seres humanos. Porém, a população se torna cúmplice  do gestor quando se cala diante de atitudes sabidamente "insanas". O preço será pago pelas gerações futuras.  Se não somos capazes de impedir atitudes deletérias... se não somos capazes de defender o  INTERESSE PÚBLICO, o interesse global, somos tão medíocres, tão insanos e tão inconsequentes como aquele que pratica um ato sem medir suas consequências.

Por isso, deixamos o nosso apelo ao povo de Miracema, que sempre lutou e conquistou o seu espaço, para que não permita que acabem com o nosso Centro Histórico, muito menos com as suas características mais vivas, os OITIS!

A imagem que ilustra essa postagem é do Ipê Amarelo, que ficava nos fundos da casa da Professora Áureo Bruno e que foi "arrancado" por um gestor público do passado.

3 comentários:

Adalberto Day disse...

Angeline
Dia da árvore, também o dia do início da primavera. Espero que não só em Miracema, mas em todas as cidades brasileiras, seja sempre valorizado o verde. Um abraço e sucesso atodos.
Adalberto Day cientista social e pesquisador da história de Blumenau

Anônimo disse...

O oitis de Miracema devem ter sido preservados porque integram a paisagem urbana. Alguém consegue imaginar as ruas do centro da cidade sem aquelas árvores podadas simetricamente?
Se forem retiradas, além do dano ambiental, causará dano psicológico nos cidadãos que poderão não mais reconhecer o espaço urbano em que vivem.

Rachel Bruno Siqueira disse...

Quando vejo esta foto do quadro do IPÊ, que ficava nos fundos da casa da Vovó Zulmira e da Dindinha Áurea, me dá uma dor no peito muito grande, pois me lembro da Dindinha Áurea abraçada a ele, tentando não deixar que o Prefeito SALIM BOU YSSA ( não me lembro como se escreve, mas jamais esquecerei dele, pois foi por pura " política contrária ", para ser mais light, que tomou tal atitude ) e o rapaz da motosserra seguisse suas ordens e serrasse o IPÊ, motivo de visitas constantes e inúmeras fotografias para fazerem quadros ( turistas ), tal sua beleza!

Ela, Tia Solange Moreira e muitas outras pessoas imploravam, mas seu coração ( tinha um? ), não foi tocado um minuto sequer: o PROJETO DE ALARGAR O RIBEIRÃO, CONTRA ENCHENTE, FALAVA MAIS ALTO ( E SÓ HAVIA ACONTECIDO UMA ÚNICA VEZ E O OUTRO LADO ERA VAZIO, SEM CASAS... ) E alegava que o IPÊ ATRAPALHAVA SEU PROJETO.

NUNCA FEZ NADA NO Ribeirão, a não ser ARRANCAR O IPÊ MAIS LINDO DO MUNDO, ATRATIVO DE TODA A CIDADE E VISITANTES; e mais tarde outro governante autorizar a construção de um prédio na beirada da ponte, fechando mais ainda o Ribeirão, além das demais construções do outro lado deste e ainda perguntam o por quê das ENCHENTES em MIRACEMA; além da FALTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO POVO BRASILEIRO, QUE JOGA TUDO NAS RUAS, QUINTAIS, MORROS, RIBEIRÕES... E AS CHUVAS LEVAM E ENTOPEM AS GALERIAS, BUEIROS ETC..., QUE NÃO SÃO TAMBÉM LIMPOS COM FREQUÊNCIA.

É UM CÍRCULO VICIOSO, que precisa COMEÇAR PELA EDUCAÇÃO DO POVO E A PRESENÇA DOS PODER PÚBLICO URGENTE!

Não consigo IMAGINAR MIRACEMA SEM NOSSAS ÁRVORES! Quem já foi à Curitiba, como já fui a Congressos lá, pode falar muito bem do que falo: Que cidade sem árvore pode sobreviver? CURITIBA É TODA FLORIDA E O POVO APRENDEU A RESPEITAR CADA CANTINHO DE GRAMA, FLORES E ÁRVORES! Você caminha pela cidade como caminha pela nossa Miracema e nossas Praças: respirando ar puro! Os paralelepípedos de Miracema também NÃO PODEM SER RETIRADOS: ão ar de CIDADE DO INTERIOR, VIDA FELIZ, SEM POEIRA ESCURA DO ASFALTO E SEU CALOR INSUPORTÁVEL, TRÂNSITO MAIS LENTO, MAS VELOCIDADE DE COMUNICAÇÃO COM O MUNDO; CRIANÇAS E JOVENS PODENDO BRINCAR NAS RUAS SEM PERIGO, FESTAS E CARNAVAIS ATRÁS DAS BANDAS, ESCOAMENTO FACILITADO DAS ÁGUAS, MENOR RISCO DE ATROPELAMENTO DAS CRIANÇAS E IDOSOS ( CARROS ANDAM MAIS DEVAGAR ); MAIS TEMPO PARA APRECIAR AS BELEZAS DA NOSSA CIDADE, SENTIR O CHEIRO DAS COMIDAS DE CADA CASA; OUVIR O SOM DE CADA LOJA E A BARULHEIRA DA CRIANÇADA NAS ESCOLAS NO RECREIO... O SINO DA IGREJA...

Temos como CONCILIAR O PASSADO COM O PRESENTE/FUTURO: CIDADE DO INTERIOR E SUAS CARACTERÍSTICAS PRESERVADAS E USADAS NO TURISMO E AVANÇO TECNOLÓGICO NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE É O QUE FALTA MUIIIIIIIITO EM MIRACEMA, PRINCIPALMENTE NOS MEIOS PÚBLICOS: INTERNET EM TODOS OS ÓRGÃOS PARA NOS COMUNICARMOS E CRITICARMOS E APRESENTARMOS SOLUÇÕES QUE ESTAMOS BUSCANDO FORA DE MIRACEMA, SIMPLESMENTE POR AMARMOS NOSSA TERRA!

AH, nosso IPÊ! Comecei por você e fiz um desabafo geral do que sempre falo em relação à minha MIRACEMA, onde estou sempre, pois minhas RAÍZES ESTÃO AÍ E MEU CANTINHO ALTO DA BOA ESPERANÇA TAMBÉM, como Pequena- Grande Produtora Rural em PARAISO DO TOBIAS.

Rachel Bruno Siqueira

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG