Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

Quando digitamos a palavra "MIRACEMA" no Google e optamos por "imagens", logo nos aparecem imagens da "Pedra Miracema", mostrando uma calçada.



Quando pensamos na nossa terra natal, que nos traz lembranças e referências de vida inesquecíveis, logo nos vêm à cabeça as imagens que seguem:




O brasão do município bem na entrada da Praça Dona Ermelinda, no ceio do Centro Histórico



Nossa antiga Estação Ferroviária, que tanto progresso trouxe ao município, hoje, abriga a rodoviária. Aí começa para nós a Rua Direita.



A nossa Igreja Matriz tão linda e imponente! E seus arredores que compõem a paisagem inigualável!



A inesquecível Rua Direita, palco de tantas emoções: Emancipação, liberdade; Carnavais, maravilhosos; desfiles cívicos, o patriotismo; manifestações variadas; palco de grande embate político, nos tempos dos Coronéis, onde grandes políticos do cenário nacional aqui chegavam e faziam discursos belíssimos! Os primeiros namorados; cada canto tem sua história e cada um sua lembrança. Seus prédios históricos, de arquitetura única, nascedouro do arraial, do distrito, da vila, da hoje nossa Princesinha do Norte! O primeiro calçamento, os primeiros lampiões, vide o "primeiro acendendor de lampiões", contado no jornal Liberdade de Expressão. Sempre com calor mais ameno, devido a seus singulares oitis. Esse chão é talvez o mais importante de toda a cidade, pelo menos em nossos corações. Toda e qualquer manifestação importante tem como palco a Rua Direita, caso contrário, não ocorreu em Miracema.

Por tudo isso, o mês de setembro foi escolhido para a enquete que perdurou os 30 dias, a fim de saber do leitor vagalume: "VOCÊ CONCORDA COM O ASFALTO NA RUA DIREITA?"
Como a massa de leitores vagalumes é miracemense, como eu, já adivinhávamos o resultado, mas nos surpreendeu a quantidade total de votos, recorde aqui no blog e também o resultado marcadamente contrário ao asfalto na NOSSA RUA DIREITA! Maioria absoluta é contra o asfalto na Rua Direita, que simbolizou para nós o CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE. Veja o resultado:

SIM
  36 (23%)

NÃO
  116 (76%)


Votos até o momento: 152
Enquete encerrada

2 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

RECEBEMOS A MENSAGEM ABAIXO, POR E-MAIL, EM RESPOSTA AO NOSSO "NEWSLETTER" E TRANSCREVEMOS:

Amiga Angeline


Parabéns pelas excelentes matérias.



Como sabe e não é de hoje somos contrário ao asfaltamento dos logradouros, do ponto de vista técnico e histórico.



Afinal se faz justiça ao Rio de Janeiro. Que cidade no mundo apresenta tamanha beleza natural. O problema é mais da nossa incapacidade humana que é todo o Brasil.



Por outro lado olimpiada não pode ser privilégio do 1o. Mundo, já tão contemplado com ela. É preciso que se distrua ao máximo, desde que hajam cidades candidatas para isto. A candidatura tem que ser espontânea. Levar uma olimpiada ou uma copa do mundo, à paises pouco chegados ao atletismo é uma necessidade para que se desvolva neles.



Foi pois uma decisão mais que sábia e ainda mais quando Madrid não conseguiu nem o número de votos europeus. Desde que insista chegará a sua vez, pois, é uma cidade merecedora.



Ganharemos muito com isto e não temos dúvida que será um grande sucesso mundial.



Ficamos muito felizes.



Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos

Rachel Bruno Siqueira disse...

Angeline

Parabéns pela bela reportagem sobre nossa querida Miracema e o seu FUTURO!

Suas colocações foram perfeitas e precisamos participar mais de perto, como Cidadãos, para PRESERVAR toda a BELEZA e as CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS, que FAZEM O DIFERENCIAL de nossa PRINCEZINHA DO NORTE FLUMINENSE!

Ela, Nossa MIRACEMA, foi BATIZADA e HOMENAGEADA com este Título por ser DIFERENTE DAS DEMAIS: SER ESPECIAL, como mostral as fotos.

Como é BELA E SERENA NOSSA MIRACEMA!

Que cidade mais Perfeita desde o PISO, AS CALÇADAS ARBORIZADAS, A IGREJA IMPONENTE, AS PRAÇAS SEM GRADES, ou seja, DE TODOS, A QUALQUER HORA; a RODOVIÁRIA ESTILO FERROVIÁRIA, que nos leva ao passado TRANQUILO, SEM VIOLÊNCIA E CORRERIA, POEIRA NEGRA DO ASFALTO, MICROFONES GRITANDO SEM PARAR... fazendo nosso CORAÇÃO bater mais forte ao^ver que nosso ônibus dela se aproxima e chegamos ao " MUNDO ENCANTADO DAS NOSSAS ORIGENS "!

A Rua Direita limpíssima e toda arborizada, de madrugada, seguindo o povo todo atrás da Banda, nos Carnavais maravilhosos...até ao Clube, onde tocava Cidade Maravilhosa, todos chorando, pois sabíamos que só teríamos mais 4 dias de festa, DIA E NOITE, NO ANO SEGUINTE...

Mas tínhamos inúmeras FESTAS durante o ano e cada convidado que levávamos, voltava com mais 3, 4, 5... pois dizia-se: " Quem bebe a água de MIRACEMA, nunca mais deixa de voltar todos os anos, porque esta cidade é ESPECIAL E DELICIOSA! "

Tinha até uma musiquinha, que só me lembro um pedacinho: " A cachaça de Miracema é diferente...... tem vitamina e faz bem a toda gente....beba e encha o papo...tem vitamina, " joão pereira " e jenipapo........beba e encha o papo......."

Aqui em Niterói é famosa e caríssima a Pedra para decoração, chamada MIRACEMA.

NÃO, nós não podemos deixar NOSSA CIDADE PERDER SEU REFERENCIAL, sua PRINCIPAL CARACTERÍSTICA QUE ATRAI TANTA GENTE, PRINCIPALMENTE TURISTAS E GENTE QUE ESTÁ BUSCANDO VOLTAR A MORAR NO INTERIOR: Cidade do Interior, Acolhedora, com seu Rítmo mais Calmo, SEM POEIRA DE ASFALTO, PRESERVADORA DOS BENS PATRIMONIAIS, que contam sua História... e muiiiiiiiito VERDE, para respirarmos SAÚDE todos os dias e termos uma Cidade mais fresca no Verão e FLORIDA!

Rua das FLORES: como explicaremos seu nome aos nossos filhos e netos, se acabarem com suas ÁRVORES E FLORES?

Repensem,Sr. Ivany, Sr. Juedyr e Assessores, lhes peço,que usem esta verba em outras obras,beneficiando aos Pobres, Investindo na AGROPECUÁRIA ( Carro-Chefe da nossa Região e gerador de Empregos, Diretos e Indiretos ), no Matadouro, no SANEAMENTO BÁSICO E TRATAMENTO DOS ESGOTOS que continuam indo " in natura "para os Ribeirões de Miracema e Paraiso do Tobias; construção de POLOS ESPORTIVOS E CULTURAIS em Paraiso do Tobias, ZONA RURAL e Flores etc........mas ABANDONEM A IDÉIA DO ASFALTAMENTO E RETIRADA DOS OITIS, por favor. É a dor do IPÊ sendo retirado que volta ao POVO MIRACEMENSE e, principalmente, à nossa Família. Agradeço a compreensão, desde já e peço a Deus, que, nas Missas, que sempre ficava à minha frente, Pref. Ivany, DEUS O ILUMINE E FAÇA UM GOVERNO PARA O POVO, atendendo ao melhor para NÓS TODOS VIVERMOS EM HARMONIA HOMEM-NATUREZA-GOVERNO.

O meu abraço e a minha saudade da minha Terra, desabafada nestas longas linhas e no olhar destas lindas fotos, junto ao texto da Angeline.

Rachel Bruno Siqueira

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG